"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Inauguração da Porta de entrada do Museu Experimenta Paisagem em Cernache do Bonjardim

Instalação permanente de madeira que inaugurou no dia 16 de março, representa a entrada no Museu Experimenta Paisagem e marca uma nova etapa na história do Clube Bonjardim.

A obra MEP GATE representa a entrada no Museu Experimenta Paisagem (MEP), um museu sem paredes e de livre acesso, construído com as pessoas dos lugares nos territórios do interior. Obras de arte contemporânea e trilhos culturais conduzem o visitante à usufruição das paisagens, do património e encontro dos habitantes. O MEP é um instrumento de desenvolvimento territorial que dinamiza projectos económicos e culturais estratégicos.

MEP GATE construída em madeira, no espaço exterior do Clube Bonjardim, é o lugar privilegiado para receber os visitantes deste museu ao ar livre e apresentar o espírito de usufruição da paisagem do MEP enquanto promove as vivências e actividades do Clube. MEP GATE representa a contemporaneidade da herança universalista de Cernache do Bonjardim.

A obra MEP GATE é o primeiro equipamento permanente do MEP, Museu Experimenta Paisagem, e foi construída ao longo de 15 dias por estudantes noruegueses da universidade NTNU, orientados por Sami Rintala, com a curadoria de MAG – Marques de Aguiar, equipa promotora do Museu Experimenta Paisagem e o apoio extraordinário do Clube Cernache do Bonjardim, do Município da Sertã, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais e do Seminário das Missões.

MUSEU EXPERIMENTA PAISAGEM
O Museu Experimenta Paisagem, promovido pelo escritório de arquitetura e urbanismo MAG, com sede no Porto, surgiu em resposta aos grandes incêndios de 2017. Estruturado num método que envolve efetivamente as comunidades, o projeto visa atender às necessidades e aspirações das pessoas que habitam os lugares intervencionados. As suas obras de arte únicas, como "Moongate”, "Farol dos Ventos", “Menina dos Medos”, “Magma Cellar” e "Véu," têm marcado a paisagem e a comunidade local.

O Museu Experimenta Paisagem é uma iniciativa única na Europa, destacando-se pela maneira inovadora como envolve cidadãos, políticos, artistas, planeadores e empresários em diálogos urgentes que moldam a nossa paisagem e a nossa comunidade.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,277,858