"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Cascais recebe concurso internacional de canto lírico em abril

O 1º Concurso Internacional de Canto irá realizar-se em vários locais de Cascais entre os dias 6 e 14 de abril. A organização recebeu mais de 200 candidaturas. A final será disputada entre oito candidatos no Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa.

A partir de 6 de abril um júri composto por cantores líricos e diretores de casas de ópera europeia - Óperas Estaduais de Viena e Munique, o Teatro Nacional de São Carlos e a Ópera Nacional da Sérvia – irão selecionar oito candidatos, entre 47, para a final do concurso, que se realiza às 17h de 14 de abril no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.

Na final, os oito selecionados irão ser acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção do maestro Tom Woods.

Para esta primeira edição a organização recebeu mais 200 candidaturas de 39 países e foram selecionados 47 candidatos para a fase presencial.

As primeiras provas presenciais, as semifinais e as masterclasses do concurso, acontecem em vários locais de Cascais, como o Centro Cultural de Cascais, a Casa das Histórias Paula Rego e o Museu Condes de Castro Guimarães.

O público poderá assistir às primeiras provas iniciais e às semifinais dos candidatos, dentro do limite da capacidade de cada espaço, com acesso gratuito – mas com inscrição obrigatória através do site da organização Cascais Ópera. Os bilhetes para a final estão disponíveis online (bilheteiras Bol).

Homenagem a Teresa Berganza

Além do concurso, o evento irá incluir uma homenagem à mezzo-soprano Teresa Berganza (1933-2022) numa apresentação especial da ópera Carmen, de Bizet, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, no dia 11 de abril, às 21h30, e contará com os cantores: Cátia Moreso (como Carmen); Luís Gomes (como Don José); Sergei Leiferkus (como Escamillo) e Carla Caramujo (como Micaela).

A direção cénica de Carmen estará  a cargo de Jorge Rodrigues que conta com o ator Ricardo Carriço como narrador da história. O maestro Nikolay Lalov dirigirá a Orquestra Sinfónica de Cascais, coadjuvado pelo maestro Francisco Pinheiro com o coro participativo Cascais Ópera a seu cargo.

>> Mais informações


por Filipe Gil in Diário de Notícias | 21 de março de 2024
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,285,636