"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémio Jaime Ferreira para jovens repórteres

Foi prorrogado para 17 de maio o prazo final de entrega de trabalhos concorrentes ao Prémio Jaime Ferreira, organizado pelo CFJ.

Destinado aos jovens jornalistas (até aos 35 anos) da região alargada do Norte até aos distritos de Aveiro e Viseu, o prémio tem o valor monetário de 1.500€ e será atribuído à melhor reportagem publicada na imprensa, durante 2023.

De acordo com o Regulamento, não há delimitação temática e qualquer concorrente pode apresentar o número de reportagens que entender. Os trabalhos devem ser remetidos para o seguinte endereço eletrónico: premiojaimeferreira_cfj@imultimedia.org

O Prémio foi instituído pelo jornalista Jaime Ferreira em 1988 e esteve parado durante alguns anos. Esta reativação do Prémio é feita em parceria com a Fundação Eng. António Almeida, entidade ligada à iniciativa desde 1988, por vontade do próprio jornalista Jaime Ferreira.

Crítico de arte e também pintor, Jaime Ferreira foi um distinto repórter do jornal O Comércio do Porto, onde trabalhou durante mais de 50 anos. Ficaram célebres as suas reportagens de cariz social, além de trabalhos monográficos sobre artistas distintos como António Carneiro e Teixeira Lopes.

Jaime Ferreira (1910-1994) publicou vários livros, bem recebidos pela crítica. Artur Portela (Diário de Lisboa), por exemplo, escreveu: "A sua observação penetrante aliada a um estilo sugestivo, direto e vivo, dão às suas crónicas uma atualidade permanente. A existência do povo apaixona-o".

Por sua vez O Século" escreveu que o "O Crime do Moinho da Urzal" foi "um livro arrancado ... a um grave e discutidíssimo erro judiciário que apaixonou Portugal inteiro". Mais: "Vasado nos moldes da reportagem moderna, mostra-nos as cenas empolgantes e sucessivas do tribunal até à hora final e reabilitadora de Abílio. Trata-se, a um tempo, duma lição magistral  de jornalismo do Séc. XX, e de um depoimento que ficará como aviso às gerações futuras..."

Jaime Ferreira foi um dos fundadores da cooperativa CFJ-Centro de Formação da Jornalistas, em 1983.

>> Regulamento

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,277,005