"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Terá lugar no dia 18 de abril, este ano subordinado ao tema "Catástrofes e conflitos à luz da carta de Veneza".

O tema de 2024 propõe um olhar sobre o passado, como forma de reflexão sobre o património partilhado e os desafios que se colocam hoje e para o futuro. 

Em 1982, o ICOMOS estabeleceu o dia 18 de abril como o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), seguido da adoção pela UNESCO, durante a sua 22ª Conferência Geral. Todos os anos, o ICOMOS propõe um tema para atividades a serem organizadas pelos seus membros e parceiros e por todos aqueles que queiram participar nesta comemoração. Em Portugal, o Património Cultural, I.P. é a entidade responsável pela coordenação e divulgação nacional de todas as iniciativas.

Em 2024, o tema escolhido – “Catástrofes e conflitos à luz da carta de Veneza” – deriva do Plano Científico Trienal do ICOMOS, que se centra entre 2024 e 2027 no “Património Resiliente a Catástrofes e Conflitos – Preparação, Resposta e Recuperação”.

No ano em que se celebram os 60 anos da Carta de Veneza (31 de maio), o ICOMOS convida a refletir sobre o património partilhado que emana desta convenção internacional e que papel ainda desempenha na atualidade.

A Carta de Veneza foi adotada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados. Seis décadas depois, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações.

Testemunhos vivos de tradições seculares de um povo, os monumentos históricos são um património comum, que urge salvaguardar para as gerações futuras, com toda a riqueza da sua autenticidade. A Carta de Veneza, apresenta assim os princípios internacionais orientadores da conservação e do restauro dos monumentos, entendendo que “a conservação e restauro de monumentos visa salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho da história” (artigo 3.º).

Neste contexto, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios constitui uma oportunidade de dar a conhecer este instrumento fundador, que está no centro da história e da identidade do ICOMOS, tão atual como há 60 anos.

O Património Cultural, I.P., em colaboração com o ICOMOS Portugal, convida à celebração em torno desta importante Carta, através da organização de iniciativas que possam constituir momentos de reflexão sobre a evolução das práticas de conservação desde a Carta de Veneza, os seus impactos nas práticas de conservação e a sua relevância para os desafios de uma emergência climática, conflitos e catástrofes naturais.

Desafiamo-lo a participar e a juntar-se à plataforma de divulgação nacional, onde ficarão disponíveis todos os eventos organizados em Portugal e que serão amplamente divulgados, com o apoio do Turismo de Portugal, Antena 1, Antena 2 e RTP.

Para mais informações: comunicacao@patrimoniocultural.gov.pt

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o festival Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer dia 13 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "O Segredo dos Perlimps", "Uma Imagem Permanente" e "Estamos no Ar".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
94,046,482