"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Pedro Abrunhosa como nunca o vimos, em diálogo com José Jorge Letria

Cantor, viajante e criador inconformado e combativo, Pedro Abrunhosa é, aos 63 anos, um dos nomes maiores do meio artístico e cultural português.

Capaz de criar, a partir da sua formação clássica e jazzística, canções capazes de mobilizar as vontades e emoções do Grande Público, o músico portuense apresenta-se, como nunca o vimos, em Pedro Abrunhosa: Gostava Muito de Escrever Sobre o Silêncio, livro que resulta da transcrição da entrevista de vida concedida ao presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Jorge Letria.  A infância, o meio familiar, a paixão pela música, a tomada de consciência política e a forma como essa intervenção cívica se liga à sua criação artística de forma indissociável, numa leitura provocadora que não deixará ninguém indiferente. Disponível na rede livreira nacional, a partir do dia 2 de abril de 2024, Pedro Abrunhosa: Gostava Muito de Escrever Sobre o Silêncio é uma co-edição da Guerra e Paz editores com a Sociedade Portuguesa de Autores.

Diz que tem «dificuldade em escrever» e que a música lhe sai de «forma visceral […] porque a música é ela própria víscera» e, pesa embora, argumente que o «instrumento toca sozinho, fala sozinho» é amplamente reconhecida a Pedro Abrunhosa uma capacidade ímpar de traduzir em letras de canções, sentimentos, emoções, reflexões e anseios de todos nós. Na entrevista de vida que aceitou dar a José Jorge Letria, e que agora é editada em livro, fala-nos dessa relação com a escrita, esclarecendo que, a publicar uma obra, «seria no ensaio. Eu tenho uma obsessão que é o silêncio, e gostava muito de, um dia, escrever sobre o silêncio. Aliás, eu tenho um disco chamado Silêncio, o meu terceiro disco. Quando abres esse disco, diz: “Silêncio”, e depois diz: “Para ouvir alto.” Eu acho que não há nada que seja mais fundamental ouvir alto do que o silêncio, apesar deste oximoro.»

E também de silêncios se fez este Pedro Abrunhosa: Gostava Muito de Escrever Sobre o Silêncio, um diálogo sereno, mas apaixonado, que nos revela novos ângulos de um dos um dos nomes maiores do meio artístico português. Da infância, no Porto, aos grandes palcos, da paixão pela literatura, à relação com a palavra. Há também espaço para singularidades, como facto de ter sido contrabaixista do saudoso Raul Solnado, e para os grandes temas, de Auschwitz ao populismo dos nossos dias «que não é uma ideia nova». Há espaço para se falar da mudança, do inconformismo e de rebeldia, porque «o artista é sempre rebelde».

Uma merecida homenagem a uma das referências obrigatórias da nossa cultura, Pedro Abrunhosa: Gostava Muito de Escrever Sobre o Silêncio chega à rede livreira nacional com a chancela da Guerra e Paz. Este é um livro da coleção «O Fio da Memória», que resulta da parceria entre a editora e a Sociedade Portuguesa de Autores. 

Pedro Abrunhosa: Gostava Muito de Escrever Sobre o Silêncio
Diálogo com José Jorge Letria
Não-Ficção / Memórias
138 páginas · 15x20 · 13,99€

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,272,233