"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Um Concurso Internacional de Jazz nos 50 anos de "Ousadia e Liberdade" da UA

Miguel Valente Quarteto, o trio THEMANDUS e Pedro Molina Quartet foram os vencedores das três edições do Concurso Internacional de Jazz (CIJ) da Universidade de Aveiro (UA), conquistando dois prémios em cada caso, nas edições de 2021, 2022 e 2023, respetivamente. 

O CIJ_UA decorre no âmbito do Campus Jazz – Festival de Jazz da UA e destina-se a ensembles emergentes do panorama jazzístico: ousadia e liberdade. As candidaturas para a edição deste ano vão de 1 de abril a 9 de maio.

O programa dos 50 anos da UA decorre sob o lema “Ousadia e Liberdade”. Sendo um género musical “não escrito” e improvisado, no essencial, como considerava o divulgador José Duarte, autor do programa mais longevo da rádio portuguesa, doador da sua coleção à UA, dificilmente outros termos para além de “Ousadia e Liberdade” se aplicariam melhor ao jazz. Assim, no ano em que se assinalam os 50 anos da UA e os 50 anos do 25 de Abril, o Campus Jazz – Festival de Jazz da UA, assim como as diversas atividades que lhe estão associadas, terá uma simbologia especial.

O CIJ_UA tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países. Ou seja, CIJ_UA destina-se a ensembles de jazz que não tenham trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros.

Prémios: Melhor Ensemble, Melhor Composição Original e Melhor Arranjo Original 

O Júri do Concurso é constituído por músicos de reconhecido mérito na área e docentes de instituições de ensino superior em que o jazz tem expressão curricular e decidirá sobre a atribuição de três prémios: Melhor Ensemble, Melhor Composição Original e Melhor Arranjo Original. O Júri é presidido pelo representante da UA, Jorge Castro Ribeiro, professor do Departamento de Comunicação e Arte.

O concurso é constituído por duas fases: prova de pré-seleção - concretizada através do envio de gravações áudio; apresentação final/apresentações públicas - através de apresentação pública presencial num palco da UA. No final do dia 6 de junho, concluídas as apresentações públicas de todos os ensembles, o presidente do Júri do Concurso dá a conhecer as deliberações do júri e são atribuídos os prémios.

O Prémio de Melhor Ensemble consiste na entrega de um valor pecuniário de 1500 euros (mil e quinhentos euros) e da inclusão no programa da edição seguinte do Campus Jazz. O Prémio Melhor Composição Original consiste na entrega de um valor pecuniário de 500 euros (quinhentos euros). O Prémio Melhor Arranjo Original consiste na entrega de um valor pecuniário de 500 euros (quinhentos euros). Todos os premiados recebem um Diploma do Concurso Internacional de Jazz da UA. Não são atribuídos prémios ex aequo.

Jazz promovido em rede 

Com o objetivo de promover o Jazz e as oportunidades de promoção dos novos valores do jazz português, a UA associou-se a outros importantes festivais que vão integrar nas suas programações o ensemble vencedor de cada edição. Assim, o vencedor do Prémio Melhor Ensemble tem assegurado o agendamento de cinco concertos, um no Campus Jazz do ano seguinte e mais quatro assegurados pelos parceiros da UA neste Concurso: Guimarães Jazz, na edição do mesmo ano, e nas edições do ano seguinte dos festivais “Que jazz é este?”, “Estarrejazz” e ainda uma atuação no Centro de Artes de Águeda, no âmbito de uma parceria com Município de Águeda.

Do programa do Campus Jazz 2024, por exemplo, faz parte a atuação do Pedro Molina Quarteto, vencedor da edição 2023. O ensemble integrou o cartaz do Guimarães Jazz 2023 e integra as edições de 2024 dos festivais “Que jazz é este?”, “Estarrejazz” e no Centro de Artes de Águeda, no âmbito de uma parceria com Município de Águeda.

Calendário do CIJ_UA - edição 2024 
Submissão de Candidatura: 1 de abril a 9 de maio
Divulgação da pré-seleção do Júri: 15 de maio (mediante a audição de gravações dos ensembles, com o objetivo de selecionar os oito melhores a estarem presentes na fase de apresentação pública).
Apresentações públicas dos concorrentes pré-selecionados: 5 e 6 de junho.
Anúncio dos premiados: 6 de junho.

>> Regulamento
(A ficha de inscrição será disponibilizada a partir de dia 1 de abril)

Informações 
Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro
E-mail: cijazz@ua.pt 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Visitas
91,042,743