"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

50 anos 25 de Abril: dez companhias de teatro históricas convidadas a criar ou repor espetáculos sobre a data

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril assina esta quarta-feira, Dia Mundial do Teatro, um protocolo que formaliza o convite dirigido a dez companhias de teatro históricas para apresentarem uma proposta de criação artística ou de reposição que contribua para a consciência pública do papel que o teatro desempenhou na transição democrática.

Os projetos serão avaliados pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) e executados até 2025. Através do Fundo de Fomento Cultural, será atribuído um apoio total de 550 mil euros a estas entidades.

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “As companhias de teatro históricas têm um papel fundamental na preservação e divulgação da memória cultural, artística e histórica do país. Estas beneficiaram do estímulo criativo que o 25 de Abril representou e contribuíram significativamente para a compreensão dos eventos relacionados com a Revolução de 1974-1975 e a transição democrática. A sua participação nestas Comemorações de meio século de liberdade é imprescindível para pensarmos, em conjunto, na construção dos próximos 50 anos”.

O protocolo será assinado às 11h00 no Museu Nacional do Teatro e da Dança, no âmbito do Programa dinamizado para assinalar a efeméride. A cerimónia conta com a presença do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, da Presidente do Fundo de Fomento Cultural, Fernanda Heitor, e do diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança, Nuno Moura.

Pode ler o comunicado completo no site da Comissão.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,276,236