"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Sobre o superpoder da nossa espécie

Ideias de Ler publica O Instinto Social, o livro da investigadora Nichola Raihani que nos explica como a cooperação mudou o mundo. 

A cooperação faz parte do tecido das nossas vidas, desde a mais mundana das atividades aos feitos mais monumentais. «Não se limitou a mudar o mundo: ela criou-o», assegura Nichola Raihani. Ainda nas palavras da autora especialista em Evolução e Comportamento Social, «a cooperação é a razão porque os humanos conseguiram não só sobreviver, mas também prosperar em quase todos os habitats da Terra». Podemos gostar de nos considerar criaturas autónomas e autossuficientes, mas as crises em grande escala, como aquela que presentemente vivemos, realçam que, na essência, somos seres interdependentes. Organizado em quatro partes, O Instinto Social explora a evolução da complexidade social em diferentes escalas: o indivíduo, a família, o dilema social e as sociedades. Dá também a conhecer o reverso da medalha, nomeadamente a vulnerabilidade a batoteiros e aproveitadores de diferentes espécies, sejam eles abelhas, formigas, primatas, zaragateiros, ratos-toupeira-da-damaralândia, bodiões-limpadores, corvinos-apóstolos ou… humanos.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 4 de abril de 2024.

«A cooperação na história da humanidade parece funcionar como num conto de fadas. Se usada devidamente trará riqueza, mas nas mãos erradas, ou se mal usada, trará ruína. A cooperação trouxe-nos até aqui, mas se não encontrarmos maneira de cooperar melhor – numa escala que nos permita lidar com os problemas globais com que nos deparamos – arriscamo-nos a ser vítimas do nosso êxito. Está nas nossas mãos decidir se o conto de fadas terá um final feliz.»
Nichola Raihani 

SOBRE O LIVRO

O Instinto Social
A cooperação é o meio pelo qual a vida surgiu. Foi assim que progredimos em escala e complexidade, de fios flutuantes de material genético a estados-nação. Mas dado o que sabemos sobre os mecanismos evolutivos, a cooperação é também uma espécie de quebra-cabeças. Bióloga de formação, Nichola Raihani analisa o surgimento do comportamento colaborativo no reino animal, o modo como se fortalece e quais os problemas que resolve. Revela-nos que as espécies que exibem comportamentos cooperativos mais semelhantes aos dos seres humanos – seja ensinar, ajudar, cuidar ou praticar o autossacrifício – não são, surpreendentemente, macacos, mas sim pássaros, insetos e peixes, que ocupam ramos bem mais distantes da árvore evolutiva. Ao entender os problemas que esses animais enfrentam e como cooperam para os solucionar, podemos vislumbrar de que maneira evoluiu a cooperação humana, e também perceber as características na forma como cooperamos que tornaram os seres humanos tão distintos – e tão bem-sucedidos. Na tradição de O Gene Egoísta, de Richard Dawkins, O Instinto Social é um olhar, profundo e envolvente, sobre as relações ocultas que sustentam a evolução da humanidade e os motivos que fazem da cooperação não só a chave da nossa sobrevivência, mas sobretudo da nossa prosperidade.

Ver primeiras páginas  

Título: O Instinto Social
Autora: Nichola Raihani
Tradução: Luís Santos
Páginas 304
PVP: 18,85€ 

CRÍTICAS

«Excelente e esclarecedor.»
The Wall Street Journal

«Na sua análise cheia de energia, a psicóloga Nichola Raihani recontextualiza a cooperação no quadro da evolução, [esclarecendo] como é que [esta] moldou fenómenos tão díspares como o cancro, a monogamia, a menopausa, o ódio aos veganos e a colegas de trabalho que deixam louça por lavar na copa do escritório.»
Scientific American

«A sua análise gratificante vai da genética à política, e do individual ao internacional, incluindo a pandemia da COVID-19.»
Nature

«Raihani [...] estreia-se com uma visão otimista sobre o porquê de os [seres] humanos se ajudarem uns aos outros. [...] Utiliza teorias sociais, económicas e biológicas para argumentar que os organismos vivos evoluíram através do trabalho em equipa e discute as desvantagens do instinto social dos seres humanos [...]. Uma enriquecedora pesquisa com amplo apelo.»
Publishers Weekly

SOBRE A AUTORA

Nichola Raihani
É professora de Evolução e Comportamento no Departamento de Psicologia Experimental do University College London e na Escola de Psicologia da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), onde também codirige o Behavioral Insights Exchange e é diretora do Laboratório de Evolução e Comportamento Social. O Instinto Social, o seu primeiro livro, ganhou a Medalha Voltaire dos Humanistas do Reino Unido em 2021, e o prémio ZSL Clarivate para Comunicação Científica em 2023. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,245,961