"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festival Soam as Guitarras regressa a Oeiras e passa depois pela Póvoa de Varzim e Setúbal

O 8.º festival Soam as Guitarras começa na quinta-feira em Oeiras, passando em maio pela Póvoa de Varzim e Setúbal, com um cartaz que inclui espetáculos de Tim com Pedro Jóia e Rodrigo Leão com José Peixoto.

O Soam as Guitarras, que se realizou pela primeira vez em Oeiras, em 2017, tendo-se depois estendido a outros municípios, é palco “de canções, conceitos, encontros e desafios, ‘acompanhados’ à guitarra, e não só”, lê-se no 'site' oficial do festival.

Na 8.ª edição, Oeiras recebe o festival entre quinta-feira e 13 de abril e nos dias 17 e 18 de maio.

No espetáculo que abre este ano o festival, no Auditório Municipal Eunice Muñoz, o vocalista dos Xutos & Pontapés, Tim, convida “uma referência cimeira da guitarra em Portugal com uma longa e notável carreira: Pedro Jóia”.

O mesmo auditório será palco, no dia 05 de abril, do espetáculo “Zeca e os Poetas da Liberdade”, pelo quarteto Naked Lunch, ao qual se juntam a bateria do músico e poeta Jose? Anjos e a guitarra e voz de Sara Alhinho, e, no dia 06 de abril, de um concerto que junta o “virtuoso guitarrista” José Manuel Neto e “dois músicos sonantes e de talento superlativo”, o contrabaixista Bernardo Moreira e o percussionista Ruca Rebordão.

Nos dias 11, 12 e 13 de abril, o Auditório Municipal Ruy de Carvalho acolhe as atuações dos PAUS, que convidam o guitarrista Filho da Mãe, dos Virgem Suta com o guitarrista João Alves, e de Bruno Pernadas com o saxofonista José Soares, respetivamente.

Em maio, o Soam as Guitarras muda-se para a Fábrica da Pólvora de Barcarena, para espetáculos de João Só, que terá como convidado Tiago Nogueira, de Os Quatro e Meia, no dia 17 de maio, “Os Portugueses”, um projeto do músico Rodrigo Leão, que contará com a participação “do notável guitarrista, compositor e arranjador” José Peixoto.

Em maio, o festival chega à Póvoa de Varzim, com espetáculos de Tim e Pedro Jóia, no dia 17, e de João Só com Tiago Nogueira, no dia 18. Os concertos acontecem no Cine-teatro Garrett.

O Soam as Guitarras instala-se em Setúbal de 24 a 30 de maio, com espetáculos no Cinema Charlot e no Fórum Municipal Luísa Todi.

Em 24 de maio, o contrabaixista Aníbal Zola convida a cantora Madalena Palmeirim, em 25 de maio Bruno Pernadas junta-se ao guitarrista Mário Delgado, em 29 de maio Tim convida Pedro Jóia, e em 30 de maio Rodrigo Leão apresenta “Os Portugueses”, com a participação de José Peixoto.


Fonte: LUSA | 30 de março de 2024

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,668,476