"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Curta-metragem "O Jardim em Movimento" na Quinzena dos Cineastas de Cannes

"O Jardim em Movimento", da jovem realizadora Inês Lima, terá a sua estreia mundial no Festival de Cannes. A curta-metragem vai integrar a Quinzena dos Cineastas, a decorrer entre 15 e 25 de maio.

O Jardim em Movimento / The Moving Garden by Inês Lima 
Portugal, 2024, 18′ - Estreia Mundial 

Sinopse: Duas guias botânicas conduzem um grupo de caminhantes pelo Parque Natural da Arrábida. Neste passeio entre várias espécies da fauna e flora, entendemos que este lugar particular está a sofrer uma mutação, não por causas naturais, mas pela mão humana.

O mais recente filme de Inês Lima, "O Jardim em Movimento", foi selecionado para competição da Quinzena dos Cineastas, secção do Festival de Cinema de Cannes, que este ano celebra a sua 56.ª edição. 

Este é o terceiro filme de Inês Lima e o seu primeiro enquanto realizadora profissional.
Para além da realização, Inês Lima produziu e escreveu o filme. A primeira curta-metragem da realizadora, "De Madrugada", foi apresentada no festival de San Sebastián, IndieLisboa, Curtas Vila do Conde, Rencontres Internationales Paris/Berlin, Reykjavik IFF, Nara IFF, Arkipel IFF, entre outros festivais internacionais, e ganhou prémios no Japão, Indonésia e Portugal. O seu segundo filme, "A Casa do Norte", estreou no festival Curtas Vila do Conde em 2021 e recebeu uma menção honrosa no festival PortoFemme'22.

Esta produção portuguesa conta com a distribuição da Agência da Curta Metragem

 
© Matilde Viegas

Inês Lima
é uma artista independente que explora as possibilidades da imagem em movimento, paisagens sonoras, escrita e programação. Tem vindo a trabalhar o suporte analógico como veículo experimental na sua prática artística, cruzando temas pessoais com natureza e ecologia, tradições e memória, antagonismos e superstições. O seu trabalho tem sido exposto em festivais nacionais e internacionais e exibido em espaços culturais como a Cinemateca Portuguesa, Museu MALBA (Argentina) ou o Centro Cultural Tabakalera (Espanha). 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de ORIGIN, DESIGUALDADE E PRECONCEITO

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme "ORIGIN" - drama da realizadora Ava DuVernay, nomeado ao Leão de Ouro no festival de Veneza. A antestreia realiza-se em Gaia e Lisboa, no próximo dia 29 de maio, às 21h30. Participa e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
92,241,093