"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Salman Rushdie no Porto em setembro

O livro que Salman Rushdie há muito prometeu escrever sobre o monstruoso ataque de que foi vítima naquela inesquecível tarde de 12 de agosto de 2022, quando se preparava para dar uma palestra numa Universidade de Nova Iorque, tem como título FACA e será publicado pela Dom Quixote já em maio, meses antes da vinda do autor a Portugal, prevista para setembro, à Livraria Lello, no Porto.

Nesse mesmo livro, já lançado em Inglaterra e nos Estados Unidos, 33 anos depois da fatwa decretada contra Rushdie pelo aiatola Khomeini, na sequência da publicação de OS VERSÍCULOS SATÂNICOS, o grande escritor fala pela primeira vez, e com memorável pormenor, dos traumáticos acontecimentos desse dia, que o mundo inteiro presenciou com espanto.

Ao fazê-lo, Rushdie oferece-nos não só o relato pungente e profundamente pessoal da experiência – e superação – desse atentado, mas também uma revigorante meditação sobre a vida, a perda, o amor e a arte – e sobre a descoberta da força que permite a alguém voltar a erguer-se.

Traduzido por J. Teixeira de Aguilar, FACA, a que autor acrescentou o subtítulo Meditações na Sequência de uma Tentativa de Homicídio, que a Dom Quixote muito se orgulha de publicar, tal como toda a obra de Rushdie, chega às livrarias portuguesas a 14 de maio.

Com a vinda de Salman Rushdie à Livraria Lello, para participar na iniciativa Autor do Mês, concretiza-se a sessão que estava prevista para acontecer a 17 de setembro de 2022, e que entretanto foi naturalmente cancelada.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de ORIGIN, DESIGUALDADE E PRECONCEITO

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme "ORIGIN" - drama da realizadora Ava DuVernay, nomeado ao Leão de Ouro no festival de Veneza. A antestreia realiza-se em Gaia e Lisboa, no próximo dia 29 de maio, às 21h30. Participa e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
92,241,485