"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Prémios Play: Abertas votações para a Vodafone Canção do Ano

“Chakras” (Ivandro feat. Julinho KSD), “Chamada Não Atendida”, (Bárbara Tinoco), “Como Tu” (Bárbara Bandeira feat. Ivandro), “Maria Joana” (Nuno Ribeiro, Calema e Mariza), “Preço Certo” (Pedro Mafama) e “Where U @” (Slow J) são os trabalhos selecionados para esta 6.ª edição. Votações decorrem nas redes sociais dos PLAY e na App My Vodafone até 16 de maio, dia da gala de entrega de prémios.

Estão oficialmente abertas as votações online para a Vodafone Canção do Ano, a única das 14 categorias dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa cujo vencedor é escolhido pelo público e que tem seis nomeados (nas restantes são quatro).

Nesta 6.ª edição, os trabalhos selecionados para esta categoria são: “Chakras” (Ivandro feat. Julinho KSD), “Chamada Não Atendida”, (Bárbara Tinoco), “Como Tu” (Bárbara Bandeira feat. Ivandro), “Maria Joana” (Nuno Ribeiro, Calema e Mariza), “Preço Certo” (Pedro Mafama)e “Where U @” (Slow J).

As votações só podem ser efetuadas uma vez e estão acessíveis através de links de posts específicos e das bio das redes sociais dos PLAY — Facebook,InstagramTikTok X— e também na App My Vodafone (disponível apenas para os clientes da operadora), bastando carregar no link PLAY — Vodafone Canção do Ano.

O processo de votação tem início a partir de hoje e termina precisamente passado um mês, ou seja, a 16 de maio, quando a apresentadora Filomena Cautela anunciar o encerramento das mesmas durante a 6.ª cerimónia de entrega de prémios, a qual vai decorrer à noite no Coliseu dos Recreios, sendo este galardão o último a ser conhecido.

seleção dos nomeados da categoria Vodafone Canção do Ano é sempre efetuada pela Academia — constituída neste ano por 235 profissionais ligados à cena musical (artistas, agentes, managers, técnicos, produtores, promotores de espetáculos e jornalistas) — mediante uma lista de 30+, a qual tem por base critérios volumétricos de vendas (digitais e físicas) e o airplay de rádio.

Recorde-se que na Vodafone Canção do Ano já foram distinguidas as seguintes obras: “Estradas no céu”, de Valas feat Raquel Tavares (2009); “Amor a nossa vida”, de Capitão Fausto (2020); “Louco”, Piruka feat Bluay (2021); “Onde Vais”, de Bárbara Bandeira feat Carminho (2022) e “Lua”, de Ivandro (2023).

Além desta categoria, os Prémios Play contam ainda com mais 13: Melhor Artista FemininaMelhor Artista MasculinoMelhor GrupoMelhor ÁlbumMelhor Álbum Fado, Artista RevelaçãoPrémio Música Ligeira e Popular (1.º ano), Prémio Lusofonia, Melhor VideoclipeMelhor Álbum Jazz e Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita, Prémio Carreira e Prémio da Crítica.

Os PLAYsão promovidos pela Audiogest e pela GDA, que representam, por um lado, as editoras discográficas (multinacionais, nacionais e independentes) e, por outro, os artistas, os intérpretes e os executantes. Para assegurar transparência e isenção, todo o processo (candidaturas, nomeações e escolha de vencedores) — que começa em dezembro e acaba em maio — é auditado pela PwC.

Os Prémios PLAY foram criados em 2019 com o objetivo de valorizar, celebrar e promover a música nacional. Atualmente são considerados a maior festa da música portuguesa, contribuindo para o reconhecimento do trajeto profissional dos artistas nomeados e vencedores e, consequentemente, para desenvolvimento cultural e económico do país.

A gala da entrega de prémios vai ser apresentada, como já é habitual, por Filomena Cautela, a qual vai dividir o palco pela terceira vez com Inês Lopes Gonçalves. Na passadeira vermelha a receber os artistas vão estar os repórteres digitais Alexandre Guimarães & Catarina Moreira. A transmissão será feita em direto pela RTP1, RTP Internacional, RTP África, RTP Play e Antena 1, a partir das 21h00.

A Vodafone Portugal — entidade parceira que dá nome a esta categoria — é, pelo sexto ano consecutivo, o patrocinador principal dos Prémios Play, o que sinaliza o seu compromisso para com a indústria da música nacional. 

LISTA COMPLETA DOS NOMEADOS PLAY – PRÉMIOS DA MÚSICA PORTUGUESA 2024

VODAFONE CANÇÃO DO ANO
“Chakras” — Ivandro feat. Julinho KSD
“Chamada Não Atendida” — Bárbara Tinoco
“Como Tu” — Bárbara Bandeira feat. Ivandro
“Maria Joana” — Nuno Ribeiro, Calema, Mariza
“Preço Certo” — Pedro Mafama
“Where U @” - Slow J

MELHOR ARTISTA FEMININA 
A Garota Não
Ana Moura
Bárbara Bandeira
Carminho

MELHOR ARTISTA MASCULINO 
Ivandro
Pedro Mafama
Slow J
T-Rex

MELHOR GRUPO 
Calema
D.A.M.A
Os Quatro e Meia
Wet Bed Gang

MELHOR ÁLBUM 
“Afro Fado” — Slow J
“COR D’ÁGUA” — T-Rex
“Portuguesa” — Carminho
“VIDA” — Jorge Palma

MELHOR ÁLBUM FADO 
“Bela Ensemble com Ana Margarida Prado” — Bela Ensemble
“Mãe” — Cristina Branco
“O Abraço da Guitarra” — António Chainho
“Terra que Vale o Céu” — Ricardo Ribeiro

ARTISTA REVELAÇÃO 
Ana Lua Caiano
Expresso Transatlântico
JÜRA
LEO2745

PRÉMIO MÚSICA LIGEIRA E POPULAR 
Meu coração de cowboy apaixonado — Zé Amaro
“Recomeçar” — Sons do Minho
“Sapato Apertado” — Bandalusa
“Vamos ò Baile — José Malhoa

PRÉMIO LUSOFONIA
“Chico” — Luísa Sonza
“Conexões de Máfia” — Matuê feat Rich The Kid
perfeita — Giulia Be
“Tá OK” — DENNIS, MC Kevin o Chris

MELHOR VIDEOCLIPE 
“Escura Noite” — Peculiar, realizado por Maria Beatriz Castelo
“Estrada” — Pedro Mafama, realizado por André Caniços
“Fim do Nada” — Mizzy Miles feat T-Rex & Zara G, realizado por XZ
“Ressaca Bailada” — Expresso Transatlântico, realizado por Sebastião Varela

MELHOR ÁLBUM JAZZ 
“Chromosome” — Mário Costa
“Hexagon” — Axes
“Playing with Beethoven” — Carlos Bica
“The River” — João Paulo Esteves da Silva Trio

MELHOR ÁLBUM MÚSICA CLÁSSICA / ERUDITA 
“Celebrando Nella Maíssa, Helena Sá e Costa & Olga Prats” — Trio de Damas
“Folia Nova” — Sete Lágrimas
“LAMENTOS” — António Pinho Vargas
Windsor Project — Ricardo Pires 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia de ORIGIN, DESIGUALDADE E PRECONCEITO

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme "ORIGIN" - drama da realizadora Ava DuVernay, nomeado ao Leão de Ouro no festival de Veneza. A antestreia realiza-se em Gaia e Lisboa, no próximo dia 29 de maio, às 21h30. Participa e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
92,241,779