"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

C. M. PONTA DELGADA QUER CLASSIFICAR JARDIM ANTÓNIO BORGES NO ESPÓLIO DE ARTE DE JARDINS

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai iniciar junto do IPPAR, o processo de classificação nacional do Jardim António Borges. O anúncio foi feito pela Presidente da Câmara, no passado sábado, na cerimónia de reabertura do secular espaço verde da cidade, na justificativa de inscrever o valor do jardim criado em 1858, no espólio da arte de jardins.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai iniciar junto do IPPAR, o processo de classificação nacional do Jardim António Borges.

O anúncio foi feito pela Presidente da Câmara, no passado sábado, na cerimónia de reabertura do secular espaço verde da cidade, na justificativa de inscrever o valor do jardim criado em 1858, no espólio da arte de jardins.

A Câmara vai ainda avançar com a actualização da classificação das valiosas espécies botânicas que compõem o jardim da cidade, na continuidade de um trabalho realizado na década de sessenta, por José Maria Alvares Cabral.

Este processo constituirá o próximo passo da intervenção camarária no jardim António Borges, terminadas que estão as obras da III fase de das obras de requalificação, que permitiram, no passado sábado, a reabertura pública do jardim.

Dentro do processo de requalificação do jardim António Borges, as obras da III fase (a mais minuciosa das intervenções da Câmara naquele espaço verde) desenvolveram-se ao longo de dois hectares nas áreas central e sul do jardim, num trabalho com projecto de Luís Ribeiro, do gabinete de arquitectura paisagística Topiaris (um gabinete com experiência em recuperação de jardins históricos), cuja principal preocupação foi a de não adulterar as características de um espaço verde exemplar do século XIX, vindo, assim, valorizar ainda mais o jardim da cidade de Ponta Delgada.

As intervenções desta III fase contemplaram fundamentalmente o restauro e recuperação de muros de suporte em pedra seca, recuperação de lagos, tanque de rega, recuperação de valetas em calçada, instalação de sistema de iluminação, implantação do sistema de rega, limpeza e substituição da vegetação, intervenções ao nível do Apoio de Cafetaria e Instalações sanitárias, área de recreio infantil renovada, sistema de drenagem de águas pluviais e domésticas, arejamento do solo e movimentação de terras, um trabalho adjudicado à firma Marques S.A., em Outubro de 2004, no valor de 1,6 milhões.

Recuperado que está o jardim, que é considerado o pulmão da zona histórica da cidade de Ponta Delgada, a Câmara vai arrancar com a construção do Parque Urbano, no Pico do Funcho, tal como já havia sido anunciado no início do ano.

O Parque Urbano, que será o novo “pulmão” da nova zona de expansão da cidade, que envolve as freguesias de São Pedro, Fajã de Baixo e Fajã de Cima, abrange uma área verde de 50 hectares, onde serão construídos um pavilhão multi-usos, lagos, caminhos pedonais, ciclovias, e zonas de lazer.

Ao anunciar este novo investimento Berta Cabral referiu que, tal como a recuperação do Jardim António Borges fez parte integrante do projecto de desenvolvimento social e económico proposto para Ponta Delgada há quatro anos atrás, o projecto do Parque Urbano a avançar, de forma faseada, em 2006, confirma um elevado investimento municipal, “que será um marco de uma política ambiental de qualidade e com visão de futuro, para bem das gerações presentes e vindouras”.

Berta Cabral manifestou não ter dúvidas de que o novo investimento será “motivo de orgulho para todos os que vivem num concelho cujo crescimento sustentado assenta em parâmetros de qualidade, indispensáveis numa cidade moderna do século XXI”.


 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente.

Visitas
107,789,077