"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Slowburner é Élvio Rodrigues. Um piano voador com single e álbum novo

 Às vezes é preciso mudar os móveis do lugar. Desarrumar. Esqueçamos por um momento as prateleiras ordenadas da música. Pop, rock, clássica ou eletrónica. 

Pensemos em música sem classificações, como a vida, orgânica, imprevisível e misteriosa, aceitando que não conseguimos decifrar tudo, a partir de uma música instrumental de sensibilidade clássica, onde o piano é omnipresente, bem como os ambientes e uma consciência que parece pop.

Élvio Rodrigues é Slowburner. É da popular ou da clássica? Da aprendizagem formal ou autodidata? O que interessa por agora é que existe um single e um videoclipe (“All the possibilities of the universe”) para mergulhar, e em setembro haverá todo um álbum (“Life Happens In The Interim”) para decifrar.

Não é um desconhecido (antes já lançou o EP “Before I Return To Dust” em 2017 e a mixtape “Sunday Mornings Are For Piano” em 2019), mas dir-se-ia que este é um renovar de energias, como se fosse a primeira vez. No tema e vídeo que agora são revelados são representadas realidades diversas, com Élvio tentando equilibrar as diferentes facetas da vida – os afetos, o tempo, a saúde, o mundo interno em contraponto ao externo – como a sua música, balanço entre notas de piano, tempo, espaço, percussão e atmosfera. Música que sugestiona, que convida à imersão, um lugar mental aberto às mais diversas possibilidades. Como o álbum que será lançado depois do Verão.

Serão nove temas de notas ou cascatas de piano, sons concretos do quotidiano (o mar, as ruas, as crianças), ambientes e ocasionais motivos percussivos. Um território híbrido, seu. Mas ao qual se pode tentar dar uma família, ou várias famílias, porque não existe uma nomenclatura consensual para os nomear. Neoclássicos, pós-clássicos, clássicos modernos, são algumas dessas denominações que foram sendo arremessadas para o espaço público nos últimos anos, no fim de contas, refletindo a dificuldade em situar a música de Nils Frahm, Ólafur Arnalds ou Max Ritcher, em fórmulas estáveis.

Slowburner está, e não está, aí. Está num ponto de confluências, onde se incluem diversos elementos sonoros e diferentes formas de os experimentar, com essa certeza de que é música que é capaz de transformar a relação connosco próprios, e a realidade circundante, através de sons calorosos e intimistas, mostrando que a realidade é por vezes mais fascinante, porque imperfeita e imprevisível, do que as prateleiras onde a tentamos arrumar.

Élvio Rodrigues é Slowburner, da Madeira, a viver em Lisboa. Mas isso é de onde vem. Relevante, mas não determinante. Na sua música está inscrito para onde quer ir. E isso é que é importante para quem quiser ir com ele.

Instagram 
Facebook 
X 
TikTok 
Spotify
SoundCloud
Bandcamp 
YouTube   

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,663,510