"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Catarina Sobral é a autora convidada da Festa da Ilustração de Setúbal

A autora portuguesa Catarina Sobral é uma das ilustradoras em destaque, no outono, da Festa da Ilustração de Setúbal, uma iniciativa que cumpre dez anos “a mostrar as melhores ideias ilustradas”.

Facebook de Catarina Sobral © Teresa Freitas

A Festa da Ilustração de Setúbal abre a 5 de outubro com uma exposição na Casa da Cultura dedicada a Catarina Sobral, a artista portuguesa convidada, depois de, em anos anteriores, esta iniciativa se ter centrado, por exemplo, em André Carrilho, Madalena Matoso, Marta Madureira e André da Loba.

Catarina Sobral acaba de vencer o Prémio Nacional de Ilustração 2023 pelo livro “Fantasmas, Bananas e Avestruzes”, de uma coleção literária para a infância publicada pela Assembleia da República.

Nascida em Coimbra em 1985, Catarina Sobral é uma premiada autora de livros para os mais novos, como “Greve”, “Achimpa”, “Vazio”, “Impossível” e “Toi Toi Toi”, mas também já fez espetáculos de teatro e cinema de animação.

Em 2014, venceu o prémio internacional de ilustração atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), no valor de 21 mil euros, com o livro "O meu avô".

De acordo com a organização, este ano a Festa da Ilustração terá também uma exposição do ilustrador uruguaio ca_teter. Formado em Artes Plásticas e Visuais, ca_teter expõe regularmente desde 2009 e já venceu por duas vezes o Prémio de Ilustração do Uruguai.

Este ano, João da Câmara Leme é a personalidade da História da ilustração portuguesa lembrada em Setúbal, com uma exposição na Galeria Municipal do 11.

João da Câmara Leme (1930-1983) trabalhou em design e ilustração, em Lisboa, Paris e Helsínquia, e a sua identidade visual, em particular enquanto capista, tornou-se “uma das marcas mais memoráveis da ilustração portuguesa dos anos 60 do século xx”, refere a monografia a ele dedicada, publicada pela Imprensa Nacional.

A Festa da Ilustração contará com outras exposições, nomeadamente uma no Museu de Setúbal sobre a obra gráfica dos álbuns do cantautor José Afonso, com curadoria do ilustrador e designer José Brandão.

Esta exposição, intitulada “A presença das Formigas”, incluirá uma homenagem ao músico Fausto Bordalo Dias, que morreu no último dia de junho.

Além de debates e conversas com ilustradores, este ano está prevista ainda uma mostra nas bibliotecas públicas de Setúbal e Azeitão sobre o pedagogo e poeta Sebastião da Gama, e uma exposição coletiva de ilustração portuguesa sob o tema "Canto a fome de justiça: José Afonso, homem e obra".

A Festa da Ilustração, que tem como mote a pergunta “É preciso fazer um desenho?”, decorrerá entre outubro e novembro e é uma iniciativa da câmara municipal de Setúbal.


Fonte: LUSA | 23 de julho de 2024

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,659,160