"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Portugal e a FRESS presentes na Exposição Homo Faber em Veneza

A mais importante mostra de arte/manufatura/artífices/preservação das técnicas tradicionais da atualidade.

A Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS) encontra-se em plena laboração, voltada para o futuro e para a transmissão geracional do saber-fazer das Artes da manufatura erudita aplicada às Artes Decorativas, saberes que remontam aos séculos XVII e XVIII, mas com aplicação também ao design contemporâneo e às sociedades do mundo atual.

Aliada às prestigiadas Fundação Michelangelo e Fondazione Cologni, a FRESS está presentemente representada na importante exposição Homo Faber em Veneza, patente de 1 a 30 de setembro.

Uma celebração das artes e da criatividade humana. Situada na idílica Fondazione Giorgio Cini, a mostra bienal transforma espaços históricos em galerias vivas, onde o talento, a habilidade e a paixão dos artesãos são postos em evidência. Com curadorias que exploram desde técnicas ancestrais até inovações contemporâneas, Homo Faber é mais do que uma exibição, constituindo-se numa jornada sensorial e educativa que reforça a importância da transmissão de conhecimento artesanal através das gerações, mantendo viva a chama do 'saber-fazer' numa era dominada pela produção em massa.

A magnífica peça que representa a FRESS em Veneza, intitulada DecoCode, foi desenvolvida pelo jovem estagiário de Talha, Manuel Abranches Pinto, liderado pela coordenadora Mestre entalhadora Andreia Almeida:

Trata-se de uma mesa de xadrez, com as respetivas peças, num complexo projeto artístico totalmente manufaturado que congrega várias artes oficinais como talha, embutidos, passamanaria e metais e tem merecido os maiores elogios em Veneza.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,659,069