"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

O brilho do Natal chega a Famalicão a 23 de novembro

Este Natal, todos os caminhos vão dar a Vila Nova de Famalicão, que se prepara para dar as boas-vindas ao espírito natalício no dia 23 de novembro.

Durante mais de um mês, a cidade famalicense vai vibrar com luzes, espetáculos musicais, uma pista de gelo, uma árvore e uma roda gigantes, a Parada de Natal, o Circo de Papel do INAC, a Cabana Solidária do Pai Natal, os tradicionais comboio e carrossel, o Mercado de Natal, e muito mais.

Seja para miúdos ou graúdos, o “Lugar do Natal” promete ter diversão garantida para todos.

No dia 23 de novembro, pelas 18h00, a cidade vai ganhar um novo brilho com a inauguração da iluminação natalícia, do espetáculo multimédia e da Aldeia de Natal. A animação estende-se até ao dia 5 de janeiro por diversos espaços da cidade.

Os famalicenses vão poder encontrar a Pista de Gelo, o Carrossel, a Roda Gigante, o Mercado de Natal e a Praça Alimentar na Praça D. Maria II, por onde vai também transitar o tradicional Comboio de Natal, entre 30 de novembro e 31 de dezembro.

A partir do dia 30, o Circo de Papel, promovido pelo Instituto Nacional de Artes do Circo (INAC), instala-se no Parque 1.º de Maio com o espetáculo “Histórias de Maria”.

Ao longo deste mês, as ruas e praças da cidade vão abraçar a época natalícia com diferentes momentos de animação.

A 1 de dezembro, pelas 14h00, a Parada de Natal vai percorrer as ruas da cidade, antecedendo a abertura da Cabana Solidária, instalada na Praça 9 de Abril.

As Comunidades (En)Coro têm espetáculos marcados para os dias 1, 8 e 15 de dezembro, na Praça - Mercado Municipal, local que vai acolher ainda várias sessões de produção de doces natalícios, com destaque para a presença dos chefes Aníbal Morais, no dia 7 de dezembro, e Chakall, nos dias 14 e 21 de dezembro.

Na música, o grupo Ibertrio, o quarteto Mário Barreiros, a associação ACAFADO, a ARTAVE, a FAMART a solo com Luís Cruz, entre outros artistas e entidades, vão trazer diferentes espetáculos até à cidade, durante esta época. O concerto de Natal, protagonizado pela ARTAVE, decorre no dia 20 de dezembro, pelas 21h00, na Igreja Matriz Velha.

Referência ainda para o plano desportivo, com a realização da 8.ª edição da São Silvestre de Famalicão marcada para o dia 23 de dezembro, pelas 21h30.

O habitual Famalicão Porto de Encontro, promovido pelaAssociação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), realiza-se no dia 24 de dezembro, pelas 18h00.

Refira-se que, à semelhança do ano anterior, a autarquia vai distribuir bilhetes para os vários divertimentos pelas crianças do concelho: ao pré-escolar (comboio, carrossel e circo), 1.º e 2.º Ciclos (comboio, carrossel, circo, pista de gelo e roda gigante), 3.º Ciclo (pista de gelo e roda gigante) e Secundário (roda gigante). Para o Circo de Papel, o bilhete oferecido pela autarquia equivale a um “Voucher Família”, valendo 60% de desconto até um total de 5 bilhetes.

Recorde-se que em Famalicão, a campanha de Natal é promovida pela autarquia em parceria com a ACIF, entre outras associações, instituições e empresas do concelho.

Todo o programa poderá ser brevemente consultado no site do município, em famalicao.pt.

3,7 milhões de luzes LED iluminam Famalicão 

A magia da época mais especial do ano ilumina Famalicão a partir de 23 de novembro, dia em que 3,7 milhões de luzes LED se acendem no concelho famalicense.

Este ano, a iluminação natalícia chega a cerca de 60 ruas, espaços, rotundas e edifícios da cidade, estendendo-se até às três vilas do concelho – Joane, Ribeirão e Riba de Ave, com mais de 20 ruas iluminadas.

O presidente da autarquia, Mário Passos, fala “numa aposta naquela que é uma das épocas mais especiais do ano”.

“O programa natalício é cada vez mais um ponto forte do calendário turístico do concelho que, por esta altura, quer também posicionar-se como um destino entusiasmante para todos aqueles que gostam de viver ao máximo a magia do Natal”, diz.

“A partir do dia 23 de novembro, Famalicão transforma-se no Lugar do Natal, com seis semanas únicas para as quais estão todos convidados”,refere Mário Passos.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,656,543