"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MNAC expõe obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa desde 1850

Duas centenas de obras, entre pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura, instalação e vídeo, que atravessam 170 anos da História da Arte portuguesa, vão estar em exposição no Museu do Chiado, em Lisboa, a partir de quinta-feira.

Hall do MNAC © DGPC

“Impressões Digitais. Coleção MNAC” é a nova exposição de longa duração do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, inclui obras da coleção, do retrato à paisagem, passando pela abstração e por várias outras linhas de experimentação artística, indica o museu.

“Depois de sete exposições temporárias, entre 2018 a 2023, em que mostrámos vários núcleos da coleção, partilhando perto de 600 obras de um universo com mais de 5.000 criações”, a nova exposição de longa duração apresenta cerca de duas centenas de trabalhos, das mais diversas expressões artísticas, com curadoria de Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga.

Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais, destaca o comunicado, assinalando que vão estar expostas algumas das obras mais emblemáticas da coleção, que vai do naturalismo do final do século XIX, ao modernismo e à expressão contemporânea.

A mostra também inclui obras da coleção Millennium bcp e novas incorporações (aquisições, doações e legados) de artistas contemporâneos.

“Tendo aumentado exponencialmente nas últimas três décadas, a coleção, maioritariamente da autoria de criadores nacionais, com uma expressão crescente de artistas mulheres, constitui um legado ímpar, histórico e emotivo, de algum modo tão identitário como as nossas impressões digitais”, afirma Emília Ferreira, curadora e diretora do museu.

Patente no edifício Wilmotte, na Rua Serpa Pinto, esta exposição faz um percurso por mais de 170 anos, colocando a coleção do museu em diálogo com vários tipos de arte.

“A relação que se estabelece entre estes trabalhos, articulando linguagens e épocas, é assumida como um modo de criar interferências. Essa outra forma de aumentar os sentidos das obras mantém vivo o legado do MNAC, que, ao longo dos anos, tem procurado integrar obras de artistas contemporâneos na leitura da sua coleção, estabelecendo relações entre diversos discursos”, explica ainda Emília Ferreira.


Fonte: LUSA | 10 de dezembro de 2024

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,653,697