"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Globos de Ouro: Fernanda Torres faz história ao ganhar prémio de Melhor Atriz

Fernanda Torres fez história na noite de domingo ao ser a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria mais cobiçada, a de filme dramático, ultrapassando veteranas como Nicole Kidman, Angelina Jolie e Kate Winslet.

Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz. Foto: Mario Anzuoni/Reuters

“Não preparei nada”, confessou a atriz brasileira, mostrando-se muito surpreendida pela distinção entregue na 82ª cerimónia dos Globos de Ouro, que decorreu esta madrugada em Los Angeles.

“Este foi um ano tão incrível em desempenhos femininos”, continuou. A atriz dedicou a vitória à mãe, Fernanda Montenegro, que foi a primeira brasileira nomeada, por “Central do Brasil”, em 1999, mas não ganhou.

“Isto é a prova de que a arte pode perdurar pela vida, mesmo em momentos difíceis como este da incrível Eunice Paiva que eu interpreto”, afirmou a atriz.

“A mesma coisa está a acontecer agora no mundo, com tanto medo, e este é um filme que nos ajuda a pensar como sobreviver em tempos difíceis como este”, acrescentou.

Pouco depois do anúncio, o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva deu os parabéns a Fernanda Torres, que descreveu na rede social X como o "orgulho do Brasil".

"Emocionante. (...) Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: a vida presta", escreveu o chefe de Estado.

As outras nomeadas eram Angelina Jolie em “Maria”, Kate Winslet em “Lee”, Pamela Anderson em “The Last Showgirl”, Tilda Swinton em “The Room Next Door” e Nicole Kidman em “Babygirl”.

“Ainda Estou Aqui”, filme realizado por Walter Salles, baseia-se na história verídica de Eunice Paiva, que durante 40 anos lutou para descobrir o que aconteceu ao seu marido Rubens Paiva, um ex-deputado que foi levado pela polícia durante a ditadura militar no Brasil.

O relato foi contado pelo filho Marcelo Rubens Paiva, num livro com título homónimo publicado em 2015 e que Walter Salles adaptou ao cinema.

O filme também estava nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme de língua não inglesa, mas essa estatueta foi entregue a “Emilia Pérez”, da França.

O Brasil tem elevadas expectativas de que “Ainda Estou Aqui” também chegue aos Óscares, depois de chegar à 'shortlist' e receber nomeações noutras cerimónias de prémios. Na próxima semana, competirá nos prémios da Associação de Críticos, a Critics Choice Association, que decorre em Los Angeles.

Já as nomeações para os Óscares serão anunciadas a 10 de fevereiro, com a cerimónia marcada para 2 de março.

>> Conheça aqui os vencedores 


Fonte: LUSA | 6 de janeiro de 2025

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,456,138