"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O mais belo clássico da literatura chinesa, pela primeira vez publicado em Portugal

No Fio Inconstante dos Dias: Memórias de Uma Vida Flutuante, de Shen Fu, é um clássico chinês de uma beleza devastadora.

Livro único de Shen Fu, relata-nos, antes de mais, uma história de amor, o amor do autor por Yun, a sua mulher: um amor correspondido, tão correspondido que os espíritos de Shen Fu e Yun se fundem também na paixão por tudo o que é imaginação e beleza. Essa história de amor cruza-se com histórias de amor filial, com histórias de amor à natureza, com os nunca escondidos desejos amorosos de Shen Fu e de Yun fora do casamento ou trazidos em consentimento para dentro deste.

Esta é uma história de amor, mas é também uma história de sofrimento; é uma história de virtudes, mas também de vícios, de generosidade e de ganância. Longe de nos dar uma visão bucólica ou lírica da sociedade chinesa, No Fio Inconstante dos Dias: Memórias de Uma Vida Flutuante mostra a vida como ela acontece, com uma aceitação do que de bom ou mau essa sociedade oferece, longe da revolta ou cisão constitutivas do olhar ocidental.

Shen Fu nasceu em 26 de dezembro de 1763, na segunda metade do século XVIII, desconhecendo-se a data da sua morte, que se presume ter ocorrido em 1825, no primeiro quartel do século XIX. Foi funcionário público, saltitando de repartição administrativa em repartição administrativa, conforme os favores dos diferentes senhores locais e o empenho dos amigos, numa peregrinação constante: no fio inconstante dos dias, numa vida flutuante. A paixão por Yun, sua mulher, e o amor à literatura e à pintura foram o centro da sua vida, do que dá conta este livro, pela primeira vez disponível em língua portuguesa.

Categoria(s): Ficção, Literatura Estrangeira
Nº de Páginas: 216
Ano de Edição: abril 2025
ISBN: 978-989-576-177-7
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Tradutor: Eugénia de Vasconcellos e Manuel S. Fonseca
Guerra & Paz

Agenda
Festivais

PicNic Circus 26

Jardim do Centro de Memória de Vila do Conde 10 Mai 2026  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A BALEIA CANTORA"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme de animação, que conta a história de uma baleia tímida que tem de conseguir enfrentar o seu destino e invocar a sua mística melodia para salvar os oceanos da destruição total.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "O Auto da Revolta do Mestre Salas"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o novo espetáculo de Ricardo Alves, que parte do universo dos Bonecos de Santo Aleixo para explorar, de forma crítica e poética, as questões da liberdade, do controlo e da responsabilidade individual.

Visitas
125,239,502