"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Fontes Sonoras Apresenta a 2ª Residência de Escuta e Criação Sonora com Inês Tartaruga Água e Xavier Paes

Após a primeira residência artística, em março, com o austríaco Andreas Trobollowitsch, o projeto Fontes Sonoras continua em maio com uma nova residência dedicada à escuta e criação sonora. 

Desta vez, os artistas Inês Tartaruga Água e Xavier Paes serão os responsáveis por explorar o território da Aldeia das Fontes, em Leiria, e a sua paisagem única como fonte criativa para uma nova obra de arte sonora.

Durante cerca de 10 dias, a dupla de artistas irá residir na aldeia e dedicar-se a escutar o lugar, em diálogo com a sua paisagem e comunidade local, para criar uma nova peça sonora auto-generativa. A proposta dos artistas é trabalhar com os elementos naturais — como o fluxo do rio Liz, o sopro do vento ou o movimento das folhas nas árvores — num processo de co-criação em que a paisagem é mais do que um cenário, tornando-se também um corpo sonoro e performativo, cujos ritmos e forças determinam a própria execução da obra.

O processo criativo será fundamentado na ideia de "improvisação controlada", onde os artistas definem os parâmetros — como afinações, materiais e estruturas — mas a execução da obra será regida pelas dinâmicas naturais do local. Por exemplo, o fluxo e a velocidade do rio irão influenciar diretamente o ritmo e o tempo da composição, uma experiência sonora que irá evoluir de maneira imprevisível e única.

Além de proporcionar aos artistas a oportunidade de experimentar e desenvolver novos trabalhos, o projeto Fontes Sonoras tem como objetivo trazer arte sonora à comunidade das Fontes, ampliando o horizonte artístico da aldeia, que está naturalmente afastada dessas práticas no seu quotidiano. Trata-se de uma troca enriquecedora, onde tanto os artistas quanto a comunidade se envolvem num processo criativo que deixa em aberto o resultado final.

A residência culminará com uma apresentação pública no dia 11 de maio, onde o público será convidado a experienciar esta nova criação de Inês Tartaruga Água e Xavier Paes. Será uma oportunidade para refletir sobre a relação entre humano e forças da natureza, estimulando a escuta ativa e dando espaço à criação exploratória de novos sons.

Fontes Sonoras é uma iniciativa da Omnichord, com curadoria de Raquel Castro e direção artística de Gui Garrido. A terceira residência, que completará a primeira edição de Fontes Sonoras, acontecerá em outubro deste ano e será anunciada brevemente.

Sobre os Artistas

 Inês Tartaruga Água e Xavier Paes são artistas plásticos cuja prática se situa na interseção entre performance, som e imagem. Colaboram regularmente desde 2015, explorando fenómenos ecológicos e os seus corpos ressonantes. Defensores de práticas colaborativas e participativas, os artistas são entusiastas de regeneração radical e exploradores sonoros, com uma abordagem DIY (faça você mesmo), marcada pela improvisação e o ativismo.

O seu trabalho é marcado por uma prática multidisciplinar e tem vindo a ser apresentado em espaços como Cafe Oto, Villa Arson, STUK Arts Center, Fundação de Serralves, Galeria Zé dos Bois, entre outros.

Site
Instagram
Facebook 

Agenda
Bem Estar

DescomplicaMente

Auditório Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto 29 Mai 2025  |  16h15

Outras

Signa Poesis

Centro Cultural Penedo da Saudade 29 Mai 2025  |  18h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a ANIMAR 20

Em parceria com a Solar – Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para a sessão de cinema ao ar livre e para a sessão de encerramento da ANIMAR 20, a decorrer no dia 6 de junho, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, e no dia 7 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde, respetivamente.

Visitas
107,810,278