"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Música contemporânea reencontra compositores, intérpretes e público em Aveiro

Os Reencontros de Música Contemporânea regressam a Aveiro, de 15 a 25 de maio, com estreias, 11 concertos, um seminário, a descoberta de sons numa caminhada aural e a obra da premiada compositora luso-espanhola Inés Badalo.

© Carlos M. Almeida/Lusa

Os centenários de Pierre Boulez (1925-2016) e de Luciano Berio (1925-2003), que marcaram a expressão contemporânea na segunda metade do século XX, são lembrados na programação, assim como os 150 anos de Maurice Ravel (1875-1937), o criador de "Bolero", com a modernidade da sua obra, conforme o programa divulgado pela associação Arte no Tempo, organizadora dos Reencontros bienais, que nesta quinta edição também apresentará as suas primeiras edições discográficas.

O compositor italo-suíço Oscar Bianchi terá obra interpretada e coordenará um seminário, enquanto o pianista e regente Carlos Lopes, nascido em Guimarães há 30 anos, irá dirigir um estágio de interpretação, assim como a Orquestra das Beiras na estreia do Concerto para piano de Inés Badalo, a compositora mais interpretada nestes Reencontros.

O concerto de abertura, no dia 15, cabe ao trio de percussão Taleae, formado por Afonso Primo, Lourenço Oliveira e Pedro Leitão, com um programa composto por obras de Ricardo Ribeiro, Pedro Berardinelli, Inés Badalo, e pela estreia absoluta de uma peça de Luís Antunes Pena, dedicada ao trio.

"O primeiro fim de semana aponta para o futuro" da música, lê-se no dossier de apresentação da Arte no Tempo. Por isso também há obras de Johann Sebastian Bach, Robert Schumann, Claude Debussy e Igor Stravinsky.

O violoncelista Gonçalo Lélis, do ensemble ars ad hoc e da Orquestra Gulbenkian, demonstrará como se articulam os universos de Helmut Lachenmann, Isabel Soveral, Joanna Bailie e Bach num mesmo programa, e o Re:flexus Trio estreia uma obra de Nádia Carvalho, num alinhamento que inclui o trio de Gyorgy Kurtág de "Homenagem a Schumann", sobre o Trio do compositor alemão que também será interpretado.

O concerto comentado para famílias, pelo ars ad hoc ensemble, vai reunir obras de Debussy, Stravinsky, Clara Iannotta, José Manuel López López e Pedro Berardinelli. No âmbito do estágio "Nova Música para Novos Músicos", dirigido por Carlos Lopes, será estreada um obra para conjunto e electrónica de João Moreira.

O fim de semana de abertura inclui ainda a apresentação do novo álbum do percussionista Nuno Aroso, com o coletivo Clamat, que inclui cinco obras de João Pedro Oliveira. Este álbum inaugura a edição discográfica da Arte no Tempo, que terá continuidade com um disco já gravado pelo ars ad hoc ensemble.

O segundo e último fim de semana de concertos, a partir de 22 de maio, concentra efemérides.

O saxofonista Luís Salomé interpretará Pierre Boulez e Luciano Berio com obras de Inés Badalo e João Moreira (em estreia); a Orquestra das Beiras, dirigida por Carlos Lopes, interpretará Ravel, Stravinsky e estreará o Concerto de Inés Badalo, em versão para orquestra de câmara, com João Casimiro Almeida como solista; e o Art’Ventus Quintet juntará um dos quintetos para sopros de Berio à música de Luís Carvalho, Marta Domingues e Michele Allegro, que estreia nova obra.

A programação final dos Reencontros inclui ainda o grupo alemão hand werk, em obras de Francesco Filidei, Natacha Diels, Michael Maierhof, Saad Haddad, Sarah Nemtsov e Inés Badalo; e o ars ad hoc, grupo de música de câmara da Arte no Tempo, que encerra a bienal com um programa de quarteto de cordas dedicado aos compositores Mariana Vieira, Isabel Soveral e Oscar Bianchi.

Os Reencontros de Música Contemporânea completam-se com um seminário de Oscar Bianchi e uma caminhada aural, com sons ambiente por guia, concebida por Tomás Quintais.

A programação pode ser consultada no 'site' e nas redes sociais da Arte no Tempo, assim como os locais dos concertos, que se repartem sobretudo pelas salas do Teatro Aveirense, mas também pela Igreja das Carmelitas, a praça Joaquim Melo Freitas e a Universidade de Aveiro.


Fonte: LUSA | 21 de abril de 2025

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,640,373