"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O regresso do bestseller banido na Alemanha nazi

"Desconhecido Nesta Morada", de Kathrine Kressman Taylor, é uma das mais concisas e impactantes histórias sobre os efeitos da ascensão do nazismo.

Publicado pela primeira vez em 1938, Desconhecido Nesta Morada é hoje mais atual do que nunca. A Livros do Brasil, chancela do Grupo Porto Editora, recupera o clássico de Kathrine Kressman Taylor, um romance breve e simples onde pela voz de pessoas comuns se expõe o caminho da radicalização, da perda da humanidade e do impacto devastador da ideologia nazi.

Escrito sob a forma de uma troca de cartas entre dois amigos alemães – um judeu nos Estados Unidos e outro regressado à Alemanha dos anos 30 –, a obra revela como a amizade pode ser corrompida pelo fanatismo e como as palavras podem tornar-se armas letais.

A autora foi pioneira ao denunciar o que muitos ainda se recusavam a ver: o horror que crescia silenciosamente no coração da Europa. Proibido na Alemanha nazi, o livro tornou-se um símbolo de resistência literária e um alerta contra a indiferença.

Esta edição inclui um prefácio do tradutor, José Lima, e um epílogo assinado pelo filho da escritora, Charles Douglas Taylor, no qual relata a história da publicação de Desconhecido Nesta Morada, desde a sua revelação na revista Story em setembro de 1938 e em formato de livro no ano seguinte, até à a reedição nos anos 90 que fez deste um bestseller internacional, continuando hoje a marcar profundamente leitores de todo o mundo.

O livro já se encontra disponível em pré-venda e chega às livrarias a 30 de abril de 2025.

SOBRE O LIVRO
Desconhecido Nesta Morada
Max e Martin são amigos dedicados e coproprietários de uma galeria de arte nos Estados Unidos da América. Quando, em finais de 1932, Martin decide voltar para a sua Alemanha natal com a família, os dois mantêm-se em contacto através de cartas e é a partir da sua troca de correspondência que se constrói este romance. Max, em São Francisco, continua a gerir o negócio, especialmente próspero entre a comunidade judaica, a que ele pertence. Já Martin, na Alemanha, encontra um país em transformação, que tem sobre ele um impacto inultrapassável. Publicado originalmente em 1938 e elogiado pela crítica como «a denúncia mais eficaz do nazismo que surgiu no campo narrativo», Desconhecido Nesta Morada tornou-se ao longo das décadas um fenómeno editorial com milhões de leitores em todo o mundo, revelando em Kathrine Kressmann Taylor uma autora de enorme presciência.

Ver primeiras páginas  

Título: Desconhecido Nesta Morada
Autora: Kathrine Kressmann Taylor
Tradução: José Lima
N.º de Páginas: 96
PVP: 14,40€
Coleção: Dois Mundos 

SOBRE A AUTORA

Kathrine Kressmann Taylor nasceu em Portland, nos Estados Unidos da América, em 1903, numa família de origem alemã. Estudou Letras e Jornalismo e trabalhou como redatora publicitária, jornalista e professora de Escrita Criativa e Jornalismo na Universidade de Gettysburg, onde lecionou até 1966, mudando-se nesse ano para Florença, em Itália. Em 1938 publicou o romance epistolar Desconhecido Nesta Morada, sob o pseudónimo Kressmann Taylor, que manteve durante toda a sua carreira. O livro, banido pelos nazis, foi um êxito internacional, sendo traduzido ao longo dos anos para mais de vinte línguas, adaptado ao cinema e ao teatro. Kathrine Kressmann Taylor faleceu em 1996. 

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,510,433