"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Narrativa ilustrada de autoras nacionais junta filosofia e neurociência

Uma obra de estreia fascinante, com um pé na filosofia e outro nas neurociências, escrita por Laura Luz Silva, professora e investigadora, especialista em filosofia das emoções.

Nesta incursão pelo labirinto da mente humana, Ana Luísa Oliveira ilustra as aventuras de Alma, uma Alice que se aventura pela toca em busca de respostas sobre a realidade e os limites dos nossos sentidos. A edição teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Num interessante posfácio, a autora discorre sobre as dualidades que surgem ao longo da narrativa: realidade e aparência, razão e emoção, lógica e intuição. E lança pistas para que os jovens filósofos continuem, eles próprios, a fazer perguntas que os levem a descobrir mais sobre si próprios e o mundo que os rodeia.

O Labirinto dos Sentidos (ed. Fábula), de Laura Luz Silva (texto) e Ana Luísa Oliveira (ilustrações).

Excerto para leitura.

Nas livrarias a 12 de maio de 2025.

«A aventura da Alma é a minha maneira de partilhar contigo a minha paixão tanto pelo cérebro como pela filosofia. O cérebro é o nosso órgão mais magnífico e misterioso. Feito de matéria biológica, mas com habilidades que a parecem ultrapassar, o cérebro levanta tantas questões que nos convida a fazer perguntas profundas e sem resposta fácil e imediata – empurrando-nos para o domínio da filosofia.» in Posfácio, Laura Luz Silva

SINOPSE
Durante um passeio à beira-rio, uma menina depara-se com uma placa que anuncia «Labirinto dos Sentidos» e que aponta para um enorme arbusto que nunca antes lhe chamara a atenção. Movida pela curiosidade, ela aventura-se por entre os seus ramos e descobre um trilho oculto.

Esta descoberta vai conduzi-la numa jornada pelo misterioso labirinto que é a mente humana. E serão os amigos peculiares que faz ao longo desta expedição que lhe vão dar respostas às suas dúvidas, estimulando-a a ponderar sobre a realidade, as limitações dos sentidos, e as semelhanças entre nós e os outros animais.

Um livro fascinante escrito pela filósofa e neurocientista Laura Luz Silva e ilustrado por Ana Luísa Oliveira, para leitores curiosos e aventureiros.

A AUTORA

Laura Luz Silva é filósofa, nasceu em 1991 e cresceu em Lisboa sob influência alto minhota. Fascinada pela mente humana e os limites do conhecimento, licenciou-se em Neurociência e doutorou-se em Filosofia pela University College London. Passou por vários países como investigadora, mantendo sempre a escrita nos tempos livres, antes de se instalar como professora na Universidade Laval, no Canadá. Especialista da área da filosofia das emoções, Laura dedica-se à promoção da filosofia pública, promovendo o prazer (e a necessidade) do pensamento crítico e criativo para todas as idades.  

A ILUSTRADORA

Ana Luísa Oliveira nasceu no Porto, em 1988. Fez o mestrado em Arquitetura pela FAUP mas dedica-se à ilustração desde 2015, nunca abandonando as aulas de ballet que leciona desde 2012. O seu trabalho como ilustradora foca-se essencialmente na criação de álbuns ilustrados, tendo já publicados dezenas de livros infantis, e no desenvolvimento de projetos comerciais de publicidade e marketing para diversas empresas. Orienta ainda workshops na sua loja/estúdio na Trofa e faz live sketching em eventos particulares e corporativos. As suas ilustrações transmitem uma forte inspiração na natureza e nos temas botânicos.

Passatempos

Passatempo

"Nora Helmer" no Teatro Aberto

Em parceria com o TEATRO ABERTO oferecemos 10 convites duplos para a sessão de dia 9 de maio (sexta-feira), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
106,510,663