"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Ir a Havana" com Leonardo Padura

A mais recente obra do autor cubano – que será por si apresentada em Portugal – transcende o simples relato de viagem para se tornar um retrato profundamente pessoal da cidade onde nasceu. 

Mais do que um livro, Ir a Havana é um conjunto de memórias e reflexões de Leonardo Padura, que dão a conhecer a complexidade e o fascínio de uma cidade de contrastes, nostalgia, resistência e beleza.

O autor percorre as ruas que tão bem conhece, mergulha na sua história e partilha encontros e emoções que estiveram na origem dos seus romances e das suas personagens mais emblemáticas.

Com uma escrita inconfundível, Padura oferece ao leitor uma viagem única entre a memória e a realidade, o desencanto e o afeto. O seu texto e as fotografias de Carlos T. Cairo, que integram a edição, fazem deste um livro irresistível para todos os que desejam compreender a cidade e o autor que melhor a tem retratado.

Ir a Havana, que já se encontra à venda nas livrarias.

SOBRE O LIVRO
Nas suas histórias, os bons romancistas contam sempre com uma personagem que acaba por ter tanta importância quanto o protagonista: o espaço onde a ação acontece. Por isso, não há melhor guia para conhecer Havana do que Leonardo Padura, o autor que nunca deixou de a retratar em diferentes períodos e em cada um dos seus romances. Mas Ir a Havana é mais do que um livro sobre uma cidade. Sendo ela parte fundamental da identidade do escritor, muito do que tem sido a sua vida invade estas páginas. Assim, de Mantilla – onde nasceu – aos mais diversos recantos da capital cubana, o passeio complementa-se com as experiências do escritor, fotografias, histórias surpreendentes, e, como não podia deixar de ser, com os fragmentos dos seus romances que deram nova vida a estes espaços. Uma leitura incontornável para todos os que se têm deliciado com os casos investigados por Mario Conde ou com o passado evocado em tantos romances de Padura, com quem aprendemos a sentir esta cidade e a viajar nas suas memórias.

Título: Ir a Havana
Autora: Leonardo Padura
Tradução: Jorge Pereirinha Pires
Páginas: 276
PVP: 19,99€

Ver primeiras páginas

SOBRE O AUTOR

Leonardo Padura nasceu em Havana em 1955. Licenciado em Filologia, trabalhou como guionista, jornalista e crítico, tornando-se sobretudo conhecido pela série de romances policiais protagonizados pelo detetive Mario Conde, traduzidos para inúmeras línguas e vencedores de prestigiados galardões literários, como o Prémio Café Gijón 1995, o Prémio Hammett em 1997, 1998 e 2005, o Prémio do Livro Insular 2000, em França, ou o Brigada 21 para o melhor romance do ano, além de várias distinções da crítica em Cuba e do Prémio Nacional de Romance em 1993. Em 2012, recebeu, também em Cuba, o Prémio Nacional de Literatura pelo conjunto da sua obra. E, em 2015, foi galardoado com o Prémio Princesa das Astúrias das Letras.  
Agenda
Teatro

Antichambre

São Luiz Teatro Municipal 24 Mai a 25 Mai 2025

Ver mais eventos
Visitas
107,553,807