Notícias
Teatro Nacional D. Maria II lança álbum com músicas de Quis saber quem sou – um concerto teatral
Disponível nas várias plataformas digitais, o novo disco conta com 14 músicas que fizeram parte da banda sonora do espetáculo Quis saber quem sou, de Pedro Penim, com direção musical de Filipe Sambado.

Estreado em 2024, por altura dos 50 anos do 25 de Abril, Quis saber quem sou – um concerto teatral, de Pedro Penim, encerrou a semana passada um ano de digressão pelo país, com apresentações no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O fim desta digressão, que levou o espetáculo a apresentar-se em 14 salas do país, ficou marcado pelo lançamento da banda sonora do espetáculo, num álbum de Filipe Sambado e do Coro Quis saber quem sou, composto por 14 faixas e já disponível nas várias plataformas digitais.
Um disco que, tal como o espetáculo, revisita as canções da revolução, as palavras de ordem e as cantigas que são armas, colocando-as nas vozes de jovens atores/cantores. Fausto Bordalo Dias, José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Ary dos Santos, Ermelinda Duarte, Natália Correia ou GAC - Vozes na Luta são alguns dos nomes revisitados neste álbum, que dá uma nova roupagem a canções que fazem parte do imaginário do 25 de Abril.
Do alinhamento, fazem parte músicas como Lembra-me um sonho lindo, de Fausto Bordalo Dias; Coro da Primavera, de José Afonso; Queixas Almas Jovens Censuradas, com letra de Natália Correia e música de José Mário Branco; Que Força É Essa? e Maré Alta, de Sérgio Godinho; e Cantiga Sem Maneiras e A Cantiga é Uma Arma, de José Mário Branco. O álbum inclui ainda uma nova versão de E Depois do Adeus, com letra de José Niza e música de José Calvário, tema que ficou eternizado na voz Paulo de Carvalho e que marcou o momento histórico do arranque da Revolução dos Cravos. Uma canção cujo primeiro verso – Quis saber quem sou –, deu título ao espetáculo e, agora, também à respetiva banda sonora.
As canções deste álbum são interpretadas por um coro composto por parte do elenco do espetáculo – Ana Pereira, Bárbara Branco, Eliseu Ferreira, Francisco Gil Mata, Inês Marxx, Joana Bernardo, Joana Brito Silva, Manuel Coelho, Manuel Encarnação, Pedro Madeira Lopes, Rafael Ferreira e Rute Rocha Ferreira – e dirigido por João Neves. A gravação ficou a cargo de João Pratas e da equipa de som/audiovisual do Teatro Nacional D Maria II, enquanto as misturas foram asseguradas por Filipe Sambado e a masterização foi feita por Mário Barreiros.
Quis saber quem sou – um concerto teatral está já disponível para audição várias plataformas digitais.