Publicações
A solidão e a perda no século XXI: um retrato íntimo do luto
Um retrato íntimo do luto, com testemunhos de António Barreto, D. Januário Torgal, Joaquim Vieira, Mário Dorminsky e muitos outros.

Entrelaçando memórias pessoais com reflexões filosóficas, Adalberto Faria conduz-nos por um percurso emocional marcado pelo luto da mãe, explorando o impacto da ausência, da saudade e da fragilidade humana.
Na primeira parte, o autor mergulha na sua própria vivência, expondo com crua honestidade dores e inquietações, mas também a capacidade de resistir e reencontrar algum sentido na memória, na arte, na natureza e nos laços afetivos que persistem, mesmo na ausência.
Na segunda parte, Filho de Uma Mãe dá voz a testemunhos diversos – de figuras públicas a anónimos – que partilham experiências sobre a solidão à luz de diferentes perspetivas.
Este é um livro que nos fala do que significa estar só, mas também da resistência, da busca de sentido e da capacidade de encontrar humanidade, esperança e amor nos lugares mais inesperados.
Adalberto Faria nasceu em 14 de fevereiro de 1960, em Vila Nova de Gaia. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Franceses e Ingleses e em Tradução, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Estudos Americanos, doutorou-se em Sociologia da Família e foi docente no ensino secundário público e no ensino superior privado. Foi criativo na agência de publicidade Slogan e na TVI e coordenou o projeto Nova Esperança da Cáritas para reclusos em final de pena.
Ficha Técnica:
Categoria(s): Não Ficção, Ciências Sociais e Humanas
Nº de Páginas: 336
Ano de Edição: Maio 2025
ISBN: 978-989-576-243-9
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Guerra & Paz