Publicações
A democracia parece estar em queda livre e o mundo assiste em silêncio
O que acontece quando a verdade deixa de ser um valor e passa a ser uma ferramenta de poder?

O Colapso da Verdade, de Germano Almeida, recusa a neutralidade cómoda e traça um diagnóstico inquietante: a democracia não está a ser atacada desde fora, mas corroída por dentro e com o consentimento de quem devia defendê-la. Depois, lança uma pergunta desconfortável, mas necessária: teremos perdido a capacidade de reconhecer o perigo?
Germano Almeida é uma voz incontornável no debate sobre geopolítica. Autor, jornalista e um dos mais reconhecidos analistas de política internacional, especialmente a norte-americana, é presença assídua na televisão e na imprensa escrita há quase 30 anos. Agora, apresenta-nos a sua obra mais contundente de sempre.
O Colapso da Verdade não é apenas um livro. É um aviso que não podemos ignorar e poderá ter um preço demasiado alto. Editado pela Ideias de Ler, o livro chega hoje às livrarias, num período em que o silêncio e a normalização do autoritarismo se tornaram as maiores ameaças à nossa liberdade.
SOBRE O LIVRO
Título: O colapso da verdade
Autor: Germano Almeida
N.º de Páginas: 244
PVP: 17,75€
SOBRE O AUTOR

Germano Almeida
É comentador e analista de política internacional há mais de duas décadas. Bolseiro da FLAD durante a reeleição de Barack Obama de 2012, possui uma sólida formação académica: é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com formação complementar em Defesa e Segurança para Jornalistas (Instituto de Defesa Nacional, 2013) e Estudos Avançados em Geopolítica (IDN, 2023/2024). Quando, no ano 2000, acompanhou a controversa eleição Gore/Bush, tornou-se figura incontornável no panorama da análise de política norte-americana. É, atualmente, autor e apresentador do programa “Guerra e Paz” no canal televisivo Now, onde também comenta política internacional desde novembro de 2024, e assina semanalmente duas páginas de opinião na revista Sábado. Antes, destacou-se como comentador do mesmo tema na SIC Notícias e na TSF, entre 2020 e 2024. Durante esse período, fez o programa “Decisão América” na SIC Notícias, acompanhando de perto as presidenciais norte-americanas de 2024, e contribuiu com artigos no Diário de Notícias três vezes por semana. É autor de seis livros que exploram tanto as presidências dos EUA como assuntos de geopolítica internacional e coautor do podcast Radar USA, com a jornalista Ana Rita Guerra.