"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A democracia parece estar em queda livre e o mundo assiste em silêncio

O que acontece quando a verdade deixa de ser um valor e passa a ser uma ferramenta de poder?

Com a reeleição de Donald Trump, os Estados Unidos deixam de ser símbolo de liberdade para se tornarem o espelho de um Ocidente em profunda crise. A manipulação da informação, o enfraquecimento das instituições e a normalização do autoritarismo estão a redesenhar o cenário político mundial e a ameaça paira sobre todos nós.

O Colapso da Verdade, de Germano Almeida, recusa a neutralidade cómoda e traça um diagnóstico inquietante: a democracia não está a ser atacada desde fora, mas corroída por dentro e com o consentimento de quem devia defendê-la. Depois, lança uma pergunta desconfortável, mas necessária: teremos perdido a capacidade de reconhecer o perigo?

Germano Almeida é uma voz incontornável no debate sobre geopolítica. Autor, jornalista e um dos mais reconhecidos analistas de política internacional, especialmente a norte-americana, é presença assídua na televisão e na imprensa escrita há quase 30 anos. Agora, apresenta-nos a sua obra mais contundente de sempre.

O Colapso da Verdade não é apenas um livro. É um aviso que não podemos ignorar e poderá ter um preço demasiado alto. Editado pela Ideias de Ler, o livro chega hoje às livrarias, num período em que o silêncio e a normalização do autoritarismo se tornaram as maiores ameaças à nossa liberdade.

SOBRE O LIVRO
Título: O colapso da verdade
Autor: Germano Almeida
N.º de Páginas: 244
PVP: 17,75€ 

SOBRE O AUTOR

Germano Almeida
É comentador e analista de política internacional há mais de duas décadas. Bolseiro da FLAD durante a reeleição de Barack Obama de 2012, possui uma sólida formação académica: é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com formação complementar em Defesa e Segurança para Jornalistas (Instituto de Defesa Nacional, 2013) e Estudos Avançados em Geopolítica (IDN, 2023/2024). Quando, no ano 2000, acompanhou a controversa eleição Gore/Bush, tornou-se figura incontornável no panorama da análise de política norte-americana. É, atualmente, autor e apresentador do programa “Guerra e Paz” no canal televisivo Now, onde também comenta política internacional desde novembro de 2024, e assina semanalmente duas páginas de opinião na revista Sábado. Antes, destacou-se como comentador do mesmo tema na SIC Notícias e na TSF, entre 2020 e 2024. Durante esse período, fez o programa “Decisão América” na SIC Notícias, acompanhando de perto as presidenciais norte-americanas de 2024, e contribuiu com artigos no Diário de Notícias três vezes por semana. É autor de seis livros que exploram tanto as presidências dos EUA como assuntos de geopolítica internacional e coautor do podcast Radar USA, com a jornalista Ana Rita Guerra. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,444,215