"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Da caça aos fascistas aos passeios de chaimite: o Verão em que tudo foi permitido

Abril, dia 25, ano de 1974. Portugal saía de uma longa ditadura. Um País em entusiasmo, mas muito pouco preparado para os desafios que o esperavam.

Verão Quente de 1975: Tudo Era Permitido, de Pedro Prostes da Fonseca, faz luz sobre a forma exaltada como se viveram 1974 e 1975, os dois primeiros anos após a Revolução dos Cravos.

Foi um tempo pejado de episódios alucinantes: da «caça aos fascistas», fossem-no ou não, passando pelos mandados em branco que podiam ditar a prisão sem culpa formada, até ao famoso cerco à Assembleia da República.

Houve delírios: um militar de Abril ia de chaimite tomar café; o herói da revolução, Otelo Saraiva de Carvalho, quase seria linchado por uma população confusa e em histeria; alunos a sanearem professores; soldados guedelhudos a espiolhar carros à procura de armas; livre acesso ao voyeurismo sexual em cinemas que passariam exclusivamente filmes pornográficos.

Mas também foi o tempo de realizações há muito adiadas. E de bondade e de ingenuidade. Jovens juntavam esforços e viajavam para o interior do país a fim de ajudar conterrâneos seus a aprender a ler. A Revolução dos Cravos trazia esperança e uma boa dose de romantismo.


Pedro Prostes da Fonseca nasceu em Lisboa, em 1962, e iniciou-se no jornalismo em 1988, na agência Lusa. Entre passagens por vários jornais e revistas, colaborou no Expresso e foi coordenador no semanário Sol. Tem vários livros publicados, entre os quais O Assassino de Catarina EufémiaContra as Ordens de SalazarDona Branca – A Verdadeira História da Banqueira do PovoZiguezagues na Política, Os Maiores Sobressaltos em Portugal e Os Putos do PREC, editado este ano. 

Ficha Técnica:
Categoria(s): Não Ficção, História, Cultura e Religião
Nº de Páginas: 160
Ano de Edição: Maio 2025
ISBN: 978-989-576-041-1
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Guerra & Paz

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Paisagens Marítimas"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Paisagens Marítimas", que se realiza no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) às 21h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "JANTAR DE IDIOTAS"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 12 de outubro (domingo), às 21h00, no Coliseu Porto Ageas.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,579,493