"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Isabel Allende, Valter Hugo Mãe e Lourenço Seruya entre as novidades da Porto Editora para o verão

Até agosto, o Grupo Porto Editora publica várias obras de autores portugueses e aposta nos temas da atualidade. 

No segundo quadrimestre de 2025, as chancelas do Grupo Porto Editora farão chegar aos leitores quase uma centena de títulos de diferentes géneros literários.

Além do já anunciado romance de Isabel Allende, O meu nome é Emilia del Valle, o grande destaque da Porto Editora vai para as novas obras de autores portugueses. Desde logo, Valter Hugo Mãe, que se debruça sobre o luto em educação da tristeza, e Lourenço Seruya, que passa a ser publicado pela Porto Editora, com um novo policial sobre o inspetor Bruno Saraiva. João Pedro Marques leva o leitor aos dias tumultuosos e sangrentos que antecederam o nascimento de um novo país em Haiti – Um Romance Tropical, e Jacinto Lucas Pires regressa com Vento nos Olhos. A Porto Editora fará ainda retornar aos escaparates uma das mais aclamadas obras de Miguel Sousa Tavares, Madrugada Suja.

Nos romances estrangeiros, chegará a tão aguardada nova obra de Fredrik Backman, Os Meus Amigos; o mais recente livro de Jojo Moyes, O amor mora aqui; e o vencedor do Prémio Planeta 2024, Victoria, de Paloma Sánchez-Garnica.

Além-fronteiras, chega-nos ainda o thriller Sacrifício, de Henrik Fexeus, mentalista e um dos mais respeitados especialistas em linguagem e comunicação corporal, e o romance de Rebecca Sacks que, a partir de Gaza, expõe as feridas de um amor em tempo de guerra.

A Singular fará as suas primeiras incursões pela literatura em língua portuguesa, com Maria Inês Almeida e Inês Teixeira Pinheiro, autoras de O que fazemos com este amor? e A ilusão que amei, respetivamente. A par destes lançamentos, a chancela publicará vários outros títulos, com destaque para o fenómeno do terror japonês Strange Pictures/Imagens Estranhas, do youtuber UKETSU.

OBRAS INCONTORNÁVEIS NA ASSÍRIO & ALVIM E LIVROS DO BRASIL
A Assírio & Alvim reúne a poesia de Rosa Alice Branco em Mapa dos Amores Incompletos. Marta Chaves regressa com Intervalo. Destaque ainda para o início da publicação, nesta chancela, das obras de José Rodrigues Miguéis, um dos grandes escritores portugueses do século XX e há muito afastado dos escaparates, com Um Homem Sorri à Morte – com meia cara (não ficção) e Léah e Outras Histórias (ficção).

A Livros do Brasil continua a apostar nos grandes clássicos, destacando-se a publicação de Orlando, de Virginia Woolf; O Jardim do Paraíso, de Ernest Hemingway; A Um Deus Desconhecido, de John Steinbeck; Férias de Agosto, de Cesare Pavese; e A Mulher Suspensa, de Annie Ernaux. Na coleção Contemporânea, chega-nos Qual É o Teu Tormento, de Sigrid Nunez.

ATUALIDADE MARCA OS TÍTULOS DE NÃO FICÇÃO
A Ideias de Ler apresenta vários títulos de reflexão histórica e análise (geo)política, como Liberalismo: a ideia que mudou o mundo, de Carlos Guimarães Pinto; A Mais Breve História do Ultramar, de David Moreira; Como Sobreviver ao Trumpismo, de João Maria Jonet e Maria Madalena Freire; Breve história do 25 de novembro, de Filipe Garcia; Da Jugoslávia ao Kosovo: a mais breve história de um conflito, de Amílcar Correia; e Líbano: Uma Biografia, de Safaa Dib.

Este quadrimestre marca também a estreia de Bruno Paixão na não ficção, com Isto é um escândalo!. O jornalista Manuel Carvalho regressa aos livros, com Amazónia: ferida aberta no planeta. Há destaque ainda para estreias de Miguel Herdade, com Gente como nós, e de Manuel Paiva Brandão, que nos leva À boleia até ao Alaska.

No que diz respeito ao desenvolvimento pessoal, a Albatroz publica Somos Infinitos, de Noor Palma; O poder de Mercúrio Retrógrado, de Ana Tavares; O corpo sabe quem és, de Filipa Teles; e Repetimos o que não reparamos, de Manuela Maciel.

FIGHTING FANTASY REGRESSA PARA HONRAR A MEMÓRIA DOS FÃS E CONQUISTAR AS NOVAS GERAÇÕES
As novas edições dos dois primeiros volumes da coleção que revolucionou o mundo dos livro-jogo chegam às livrarias a 29 de maio. Anteriormente publicado com o nome Aventuras Fantásticas, a coleção Fighting Fantasy regressa a Portugal com os títulos O feiticeiro da montanha de fogo e A masmorra infernal, recuperando as ilustrações originais.

A aposta da Porto Editora em autores portugueses afirma-se com a publicação da primeira obra para crianças de Filipa Fonseca Silva, Napoleão, o camaleão; bem como As emoções pegam-se?, de Susana Amorim; e o quarto volume da coleção Passagem Secreta, de Álvaro Magalhães: Segredo de família.

Em junho, O Castelo Andante, de Diana Wynne Jones, chega aos leitores portugueses. O clássico moderno da literatura fantástica foi adaptado ao cinema pela mão de Hayao Miyazaki e foi produzido pelo Studio Ghibli.

Depois de ter conquistado os jovens leitores portugueses com Os Pivetes, as aventuras de Tom Fletcher continuam com O bando do perigo. E a luta dos dragonetes pela liberdade prossegue em Asas de fogo – o reino perdido, de Tui T. Sutherland.

Estes são apenas alguns destaques dos lançamentos do Grupo Porto Editora até agosto.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,520,020