"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"A Infantilização da Mente Moderna"

Greg Lukianoff e Jonathan Haidt investigam a ascensão da nova cultura de «segurança» nas universidades e o seu pernicioso impacto nas novas gerações.

Um dos melhores livros do ano para The New York TimesThe Financial Times e London Evening Standard. 

Lukianoff e Haidt aperceberam-se de algo assustador e sem precedentes: uma geração incapaz de se envolver com ideias que a deixam desconfortável tem um impacto terrível na sociedade, abrindo a porta – tanto à esquerda quanto à direita – a várias formas de autoritarismo.»
The New York Times Book Review 

Um estranho fenómeno tomou conta dos campus universitários: se, por um lado, os estudantes ditos progressistas proíbem o discurso de professores e políticos, outros há que têm relutância em expor a sua opinião e discuti-la abertamente. Ao mesmo tempo, as taxas de ansiedade, depressão e suicídio dispararam.

Greg Lukianoff e Jonathan Haidt demonstram que isso se deve a três conceitos perpetuados no sistema de educação e que os jovens acreditam ser a base para uma visão generosa e inclusiva da educação: 1. O que não nos mata torna-nos mais fracos; 2. Devemos confiar sempre nos nossos sentimentos; 3. A vida é uma batalha entre pessoas boas e pessoas más.

Os autores alertam para o impacto da adoção da cultura de «segurança» nas democracias liberais, prejudicando não só o desenvolvimento social, emocional e intelectual do indivíduo, mas também comprometendo a perspetiva de construção de uma vida plena e satisfatória.

Jonathan Haidt nasceu em 19 de outubro de 1963, em Nova Iorque. Reconhecido internacionalmente pelas suas contribuições em áreas como a moralidade, a psicologia política e o comportamento social, foi citado pelas revistas Foreign Policy e Prospect como um dos maiores pensadores contemporâneos. Autor de livros influentes, como The Anxious Generation (2024), A Mente Justa (2012) e A Conquista da Felicidade (2006), co-escreveu, em 2015, com Greg Lukianoff, um artigo na revista The Atlantic sobre os efeitos da proteção excessiva dos estudantes universitários e as suas consequências sociais. O artigo deu origem a este livro, distinguido com o Prémio Hugh M. Hefner First Amendment.

Greg Lukianof nasceu em Manhattan, Nova Iorque, em 1974. Atualmente, é presidente e diretor executivo da Foundation for Individual Rights and Expression (FIRE). Publicou artigos em diversos meios de comunicação, incluindo no The Wall Street JournalThe Washington Post The New York Times. É autor de Unlearning Liberty: Campus Censorship and the End of American Debate Freedom from Speech e co-autor do FIRE’s Guide to Free Speech on Campus. Tem sido uma voz ativa na defesa da liberdade de expressão, tendo testemunhado no Congresso dos Estados Unidos sobre o tema no contexto das instituições universitárias. 

Ficha Técnica:
Categoria(s): Não Ficção, Pensamento e Filosofia
Coleção: Os Livros Não se Rendem
Nº de Páginas: 392
Ano de Edição: Maio 2025
ISBN: 978-989-576-246-0
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Tradutor: Inês Lucas
Guerra & Paz 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,559,932