"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Ana Markl lança livro juvenil baseado em diários de adolescência

"Do Outro Lado do Tempo" é um diálogo imaginado entre dois tempos: o presente, escrito pela Ana Markl de 2025, e o passado, baseado em diários escritos pela Ana dos anos 1990. Um diário gráfico honesto e tocante, ilustrado por Christina Casnellie.

Uma viagem de ida e volta aos anos 90, pelas dores da adolescência, com muita música e humor. Das primeiras paixões ao medo de ser «estranha», do divórcio dos pais ao encontro da sua «tribo», esta é uma narrativa que vai emocionar leitores jovens e adultos. «Demasiado estranha para os normais e demasiado normal para os estranhos», Ana Markl decidiu desde cedo que mais valia dizer a verdade. E assim foi.

«Há muita coisa que afasta as gerações, mas esta une-nos a todos: quando somos novos, queremos pertencer. É uma espécie de estágio para o que imaginamos ser a vida adulta. Queremos ser aceites e ser normais, seja lá o que isso for. Mas, nesse processo, esquecemos a nossa verdadeira essência: envergonhamo-nos da nossa roupa, dos nossos gostos, do nosso corpo. Mas temos na adolescência a oportunidade para sonharmos ser diferentes e, com muito amor próprio, a coragem para vivermos as nossas diferenças e sermos respeitados por isso. E isso é muito libertador.» Ana Markl

Do Outro Lado do Tempo (ed. Nuvem de Letras), de Ana Markl (texto) e Christina Casnellie (ilustrações).
Excerto para leitura.
Nas livrarias a 26 de maio de 2025.

SINOPSE
Já imaginaste como seria a tua vida se pudesses falar com o teu eu do futuro? Muito aborrecida, decerto. É verdade que o teu coração não chegaria a partir-se se soubesses que irias ficar bem. E que as tuas notas seriam excelentes se soubesses exatamente o que ia sair nos testes. Mas que graça teria uma vida sem desafios? Não sabermos o que lá vem é a certeza que nos move. E, por mais que doa, podemos sempre acreditar num final feliz. Ou vários.

Este livro é uma conversa imaginada entre dois tempos: o presente, escrito por uma adulta em 2025, e o passado, baseado nos diários de uma adolescente dos anos 1990. E é para todos os jovens, de todos os tempos, que estejam a passar pelas mesmas dores de crescimento.

A AUTORA

Ana Markl nasceu em Lisboa, em 1979. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas porque gostava de ler e escrever, mas acabou por se formar em Jornalismo pelo CENJOR. Trabalhou no jornal Blitz para pôr a render o amor à música, mas escreveu sobre os mais variados temas de cultura e sociedade para publicações como a Time Out, Sol ou Expresso. Esteve na fundação do canal Q em 2010, onde foi guionista e apresentadora até 2016. Apresentou, escreveu e participou em programas da RTP. Deixou recentemente as Manhãs da Antena 3, que apresentou ao longo de oito anos, mas continua no ar e nos palcos com o podcast Voz de Cama. É autora dos livros infantojuvenis Onde Moram os Teus Macaquinhos e Avó, Onde É Que Estavas no 25 de Abril?. Traduz livros infantis. Mas o seu trabalho favorito é inventar histórias com o seu filho. 

A ILUSTRADORA

Christina Casnellie mudou-se para Portugal ainda criança, quando felicidade era uma nova revista da Marvel. Aprendeu português a ler o Tintim. Ainda hoje gasta a «semanada» toda em BD. Este livro é a sua terceira colaboração com Ana Markl e a primeira para gente mais crescida. É coautora de mais de 10 álbuns ilustrados, autora de um livro de BD, Bomboca, e participou em várias antologias.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,593,807