"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Foram selecionados 4 projetos jornalísticos para as Bolsas de Jornalismo Portugal-Alemanha 2025

Tiago Carrasco, Tilo Wagner, Sofia Craveiro, Frederico Raposo, Sofia Marvão e Iuri Portalegre são os jornalistas selecionados para as Bolsas de Jornalismo Portugal Alemanha 2025.   

A iniciativa da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, coordenada pelo Goethe-Institut Portugal tem como principal objetivo apoiar a criação e desenvolvimento de peças jornalísticas que se debrucem sobre temas de relevância política, económica, social, cultural ou histórica na Alemanha ou ainda abordar temas bilaterais ou europeus, que digam respeito aos dois países e que contribuam para a compreensão mútua e para a defesa dos valores inerentes às democracias europeias.

Entre as candidaturas recebidas, o júri destacou propostas de grande qualidade e profundo compromisso com o jornalismo independente e informativo, num tempo em que os desafios à produção jornalística se multiplicam.  

Tiago Carrasco e Tilo Wagner vão investigar “Um trampolim para o coração da Europa – a rota dos imigrantes entre Portugal e a Alemanha”, reportagem que será publicada no semanário Expresso e posteriomente num meio de comunicação alemão. A proposta centra-se na análise das rotas migratórias entre os dois países e nas oportunidades oferecidas pelo Espaço Schengen, procurando desfazer mitos e dar visibilidade a histórias humanas frequentemente silenciadas.

A jornalista Sofia Craveiro vai debruçar-se sobre o tema dos “‘Gastarbeiter’ ou as histórias perdidas das emigrantes na Alemanha”, um trabalho jornalístico que será publicado no jornal Público que lança uma nova luz sobre o papel das mulheres na emigração portuguesa para a Alemanha ao longo das últimas décadas. A reportagem propõe recuperar vozes invisíveis e destacar a importância das mulheres na construção de trajetórias de vida marcadas pela migração. 

Frederico Raposo explora o tema “Da Alemanha para Lisboa? Soluções urbanas para os desafios climáticos” num trabalho que poderá ser lido na Mensagem de Lisboa. Através da análise de modelos de mobilidade urbana sustentável aplicados em Berlim, a proposta ambiciona identificar práticas que possam inspirar políticas públicas em Lisboa e noutras cidades portuguesas, com impacto direto na vida quotidiana e no combate à crise climática.

Por fim, Sofia Marvão e Iuri Portalegre vão apresentar “Portugal na bagagem: Fragmentos de casa no exílio contemporâneo” no universo CNN Portugal, um projeto multimédia que dá voz a jovens emigrantes portugueses na Alemanha. A proposta aborda temas de pertença, identidade e cidadania europeia, ligando jornalismo e linguagens visuais com o objetivo de alcançar novos públicos, nomeadamente os mais jovens.

Os bolseiros vão apresentar publicamente os seus trabalhos – em desenvolvimento ou já publicados - na 2.ª edição dos Encontros de Jornalismo MediaCon, nos dias 10 e 11 de outubro de 2025.

As Bolsas de Jornalismo Portugal-Alemanha são uma iniciativa da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, com coordenação do Goethe-Institut Portugal e o apoio da Embaixada da Alemanha em Portugal, do Turismo da Alemanha e do Camões Berlim. 

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,520,950