Publicações
Um abraço funâmbulo entre dois imaginários: histórias e imagens
De vez em quando também é preciso desacertar os eixos dessa grande bola a que chamamos Terra.

Fabulário ou o Pequeno Circo do Mundo é o encontro das criações literárias de Cristina Carvalho e as ilustrações de José Manuel Castanheira: um encontro de estados anímicos surreais. Imagens e textos curtos estabelecem uma relação cúmplice, um pequeno circo do mundo.
Um livro que transforma pessoas, animais e coisas encaixando-os entre si de um modo complementar em que tudo se alinha. O mundo que conhecemos aparece-nos desorientado, enlouquecido, mas a desenhar-se festivo, único, irrepetível e cheio de conceitos e preconceitos a descoberto, nos quais os leitores de Cristina Carvalho e os apreciadores dos desenhos de Castanheira poderão desvendar as orientações mais oníricas.
Cristina Carvalho nasceu em Lisboa, em 10 de novembro de 1949. É autora de diversos livros, muitos dos quais fazem parte do Plano Nacional de Leitura (PNL) para diferentes graus de ensino. Em 2016, foi galardoada com o Prémio SPA/RTP, na categoria de Literatura para a «melhor ficção narrativa», pelo livro O Olhar e a Alma – Romance de Modigliani. Em 2021, recebeu o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga APE | CM Coimbra, pelo livro Ingmar Bergman, O Caminho Contra o Vento.
José Manuel Castanheira é arquiteto, cenógrafo e pintor. Doutorado pela Universidade de Lisboa, realizou mais de 300 cenografias em 16 países. Recebeu vários prémios e distinções, sendo a mais recente a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Cultural da cidade de Almada. Membro da Real Academia de Belas Artes e da Academia de Artes Cénicas de Espanha, integrou o conselho científico fundador da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.
Ficha Técnica:
Categoria(s): Ficção, Literatura de Língua Portuguesa
Nº de Páginas: 112
Ano de Edição: Maio 2025
ISBN: 978-989-576-241-5
Formato: 16x24
Capa: Cartonado
Guerra & Paz