Notícias
Feira Ibérica de Teatro no Fundão procura promover intercâmbios
A VI Feira Ibérica de Teatro realiza-se no Fundão, entre 25 e 28 de junho, com 17 espetáculos e o objetivo de promover intercâmbios entre criadores e gestores culturais portugueses e espanhóis.

“A Feira Ibérica Teatro é única no género em Portugal e, ao longo destes seis anos, tem vindo a confirmar-se como uma aposta consolidada junto do setor artístico ibérico, como um fator de aproximação dos dois países no que respeita à criação e programação de artes performativas”, disse José Alexandre Barata, diretor da ESTE – Estação Teatral, entidade organizadora.
O também membro da Comissão Executiva da Feira Ibérica de Teatro do Fundão acrescentou que o evento se constitui “como lugar de partilha e cooperação nas artes performativas em Portugal e Espanha”.
Durante o período do evento estão programados 17 espetáculos de teatro, dança, circo, música e multidisciplinares, oito de companhias portuguesas e nove espanholas.
Os espetáculos programados resultam da escolha entre 545 propostas que chegaram, além destes dois países, de França, Itália, Alemanha, Malta, Chéquia, EUA, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Peru e Equador, adiantou José Alexandre Barata.
Durante os quatro dias, o auditório da Moagem, o Octógono, o auditório da Escola Secundária do Fundão, o Casino Fundanense, a Praça do Município e o Largo do Calvário são os espaços que acolhem os espetáculos, 11 em sala e seis em recintos ao ar livre.
Uma das novidades desta edição é a criação de um passe geral para o público não profissional e, ao mesmo tempo, a reserva antecipada de entradas.
A aposta no Dia da Família, no dia 28 de junho, com programação das 10h às 22h, vai continuar.
Integrada no evento estão as III Jornadas de Cooperação Ibérica das Artes do Espetáculo.
No dia 25 de junho, o público pode ver a peça sobre contrabando na zona raiana “Descaminho”, da ESTE, o espetáculo de circo “Tot bé”, da companhia Curolles, e “Rei Lear”, pela Companhia do Chapitô.
No segundo dia (26 de junho) decorrem os Encontros Comerciais, é apresentada “Manuela, em vuelo infinito”, dos espanhóis (In)Constantes Teatro, a peça “Check-out”, pela companhia Adriá Conde, o circo “Transbordo”, da CircusBand, e o espetáculo de dança-circo “Xpectro”, dos Zen del Sur.
Em 27 de junho, a companhia multidisciplinar Caótica apresenta o documentário “Arte pedras liberdade”, é também possível assistir à peça “Les uns sur les autres”, da Companhia certa, a “Aloha!”, do Trigo Limpo – Teatro Acert, “Después de Todo”, dos Pscirc, e a “Samotrácias”, pela mão dos Mákina de Cena.
No último dia (28 de junho) estão previstas seis propostas, de “Ingeni Machina”, do Alauda Teatro, ao concerto “Verde mi sangre, rojo tus ojos”, dos La Barca, que juntam música e poesia.
A programação completa pode ser consultada através da página feiraiberica.pt.
Segundo José Alexandre Barata, da ESTE, entidade organizadora, em parceria com a Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, o modelo misto encontrado de feira e festival “permite ainda alargar ao âmbito do público não profissional, com a oportunidade de todos assistirem a uma programação intensa e variada de espetáculos de artes performativas”.
O responsável destacou ainda a importância deste tipo de iniciativa, “um formato que, hoje em dia, não oferece dúvidas sobre a sua pertinência junto do setor artístico português e espanhol”.
O diretor da ESTE salientou também o “impacto económico na cidade” da Feira Ibérica de Teatro.
Fonte: LUSA | 16 de maio de 2025