"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Guerras Culturais: os ódios que nos incendeiam e como vencê-los

Uma análise rigorosa do fenómeno central no léxico moderno que define o rumo das sociedades contemporâneas.

Um convite a pensar criticamente os desafios do nosso tempo e a reconstruir o espaço público além dos extremismos.

Guerras Culturais: Os ódios que nos incendeiam e como vencê-los, de João Ferreira Dias, mergulha no coração das tensões que moldam as democracias contemporâneas.

Analisando temas como a memória histórica colonial, o derrube de estátuas, o combate sobre a identidade de género ou o racismo, João Ferreira Dias traça as raízes históricas, políticas e filosóficas das guerras culturais, com um olhar atento ao contexto português.

Expondo como o ressentimento e a procura por uma pureza social alimentam a polarização e se centram numa luta pela «hegemonia cultural», propõe, nesta obra, um caminho de superação assente na democracia liberal-social, no diálogo e no reconhecimento da pluralidade.


João Ferreira Dias
 nasceu em Lisboa, em 1984. É investigador doutorado integrado do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, no qual integra o grupo de pesquisa Democracia, Ativismos e Cidadania. Especialista em Estudos Político-Jurídicos, tem-se dedicado ao estudo das tensões que definem o nosso tempo: guerras culturais, crise da democracia e direitos fundamentais, temas sobre os quais escreve na imprensa portuguesa de referência. É, igualmente, reconhecido pelo seu trabalho em Antropologia Religiosa. Colabora com o European Center for Populism Studies, em Bruxelas.

Ficha Técnica:
Categoria(s): Não Ficção, Política e Actualidade
Nº de Páginas: 224
Ano de Edição: Junho 2025
ISBN: 9789895762545
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Guerra & Paz

Agenda
Teatro

Antichambre

São Luiz Teatro Municipal 24 Mai a 25 Mai 2025

Ver mais eventos
Visitas
107,554,405