"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O alerta de António Costa Silva para o obsoletismo do grande projeto político do século XX

O modelo económico europeu está obsoleto e tem de ser reinventado: reflexão de António Costa Silva sobre o mais extraordinário projeto político do século XX.

«Este livro é também um alerta e uma contribuição para mostrar que é preciso fazer um «reset» do projecto europeu, virá-lo para a dinâmica geopolítica do tempo presente e ter a consciência de que estamos a viver um dos momentos mais perigosos da história depois da Segunda Guerra Mundial. A falha em agir pode ser fatal para o futuro do continente.»

Portugal na Europa e com a Europa: Que Futuro?, de António Costa Silva, quer dar uma contribuição para a renovação do projecto europeu, fazer uma reflexão sobre o caminho seguido, identificar as fragilidades e os problemas e desafios actuais, discutir como resolvê-los e, por fim, avaliar o papel que Portugal pode desempenhar nesta nova fase.

Esses desafios ampliaram-se com a eclosão da guerra da Ucrânia, a crise de segurança e defesa do continente, o impacto da competição e da rivalidade estratégica entre a China e os Estados Unidos, a ascensão dos populismos que pode minar as democracias por dentro, o avanço das políticas proteccionistas que estão a afectar o comércio mundial, a escalada das autocracias e os desafios à ordem internacional, a crise climática e ambiental. As tensões geopolíticas crescentes, combinadas com a estagnação das economias e o retrocesso do comércio internacional, colocam a Europa no centro de uma espiral de crises que pode devorá-la: é forçoso reconhecer a solidão ideológica do Ocidente, e em particular da Europa.

O modelo económico europeu está obsoleto e tem de ser reinventado. No futuro, só através de uma verdadeira união política os países europeus podem continuar a desempenhar um papel de relevo na cena internacional.


António Costa Silva nasceu em 23 de novembro de 1952, em Angola. Militante nos Comités Amílcar Cabral e na OCA, foi preso pelo MPLA em 1977, tendo escapado a um fuzilamento. Licenciou-se em Engenharia de Minas no Instituto Superior Técnico e concluiu o mestrado em Engenharia de Petróleos na Imperial College, tendo obtido o doutoramento pelas duas faculdades. Passou pela Sonangol, Companhia Portuguesa de Serviços, CGG, pelo Instituto Francês do Petróleo e, a partir de 2004, pela Partex, empresa da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi ministro da Economia e do Mar do XXIII Governo Constitucional da República Portuguesa. 

Ficha Técnica:
Categoria(s): Não Ficção, Política e Actualidade
Colecção: diatribe
Nº de Páginas: 184
Ano de Edição: Junho 2025
ISBN: 9789895762576
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Guerra & Paz

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
107,552,442