"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Morreu Sebastião Salgado, mestre da fotografia

Sebastião Salgado, considerado o maior fotógrafo brasileiro e um dos mais importantes das últimas décadas, morreu esta sexta-feira aos 81 anos, anunciou o Instituto Terra.

Sebastião Salgado na apresentação da exposição Amazónia, no Science Museum, em Londres. Foto: Facundo Arrizabalaga/EPA
mestre da fotografia a preto e branco vivia atualmente em Paris e trabalhava em parceria com a companheira Lélia Deluiz Wanick Salgado.

A sua obra fica marcada por um olhar especial para problemas do planeta e da humanidade, como a natureza, migrações, alterações climáticas ou a exploração laboral.

Para o álbum de imagens "Gold", fotografou o trabalho duro dos mineiros da Serra Pelada, a maior minar de ouro ao ar livre do mundo.

Em "Amazónia", imortalizou a beleza do pulmão verde do planeta.

Sebastião Salgado percorreu o mundo para publicar "Genesis", uma coleção de imagens de natureza muitas vezes ameaçada e de tribos em zonas remotas.

"Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Sebastião Salgado, nosso fundador, mestre e eterno inspirador", avança o Instituto Terra, numa mensagem publicada no Instagram.

Sebastião Salgado "foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos do nosso tempo", sublinha a publicação.

"Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora", refere o Instituto Terra.

Sebastião Salgado nasceu em Aimarés, no estado brasileiro de Minas Gerais, em 1944. Com formação superior em Economia, foi obrigado a abandonar o Brasil devido às suas posições políticas incompatíveis com a ditadura militar.

Foi em Paris que, na década de 70 do século passado, nasceu a paixão pela fotografia, arte que estudou e aprofundou em Londres.

Trabalhou para várias agências de fotografia como a Gamma, a Sigma e a Magnum.


por Ricardo Vieira in Renascença | 23 de maio de 2025
Notícia no âmbito da parceira Centro Nacional de Cultura | Rádio Renascença
Agenda
Música

A Idade do Jazz

Fundação Calouste Gulbenkian 2 Jul 2025  |  18h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PROCESSO DO CÃO"

Depois de ter emocionado o Festival de Cannes onde conquistou a Palm Dog, "O Processo do Cão", comédia original, escrita, realizada e protagonizada por Laetitia Dosch, estreia a 10 de julho nas salas de cinema. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,203,406