"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Mais de 60 autores no 20.º Festival de Banda Desenhada em Beja

Mais de 60 autores e 18 exposições individuais e coletivas integram a 20.ª edição do Festival de Banda Desenhada de Beja, que regressa a esta capital de distrito alentejana, a partir de sexta-feira.

Segundo a Bedeteca de Beja, promotora do certame em parceria com a câmara municipal, grande parte do festival, que se prolonga até 15 de junho, estará centrado na Casa da Cultura da cidade.

O diretor artístico do evento, Paulo Monteiro, disse que as exposições em destaque vão ser "Os pássaros de papel", do desenhista iraniano Mana Neyestani, e "Montanha de azeitonas - 15 desenhos de Hassan", do autor palestiniano Hassan.

O mesmo responsável realçou ainda a obra de BD "Murena", do italiano Théo, que “se debruça precisamente sobre a Roma antiga, a Roma imperial, e que vai cair mesmo em cheio na Beja Romana”, evento que decorrerá na cidade entre os dias 6 e 8 de junho.

Nesta 20.ª edição participam artistas oriundos da Alemanha, Angola, Brasil, Chile, França, Inglaterra, Irão, Itália, Palestina e Portugal, sendo que, neste primeiro fim de semana, todos os autores das exposições vão estar presentes no evento, indicou Paulo Monteiro.

Achdé, Amanda Baeza, Pierre-Henry Gomont, Roberta Cirne, Mana Neyestani, Theo e Uli Oesterle são alguns dos artistas, que se juntam aos portugueses Ana Margarida Matos, José Lopes, Luís Louro, Manuel Monteiro, Pedro Nascimento, Paulo J. Mendes, Rui Pimentel e Victor Mesquita.

Os coletivos Cadáver Esquisito, Portugal em Bruxelas e Toupeira também estarão presentes com mostras da sua autoria.

O evento assume-se como um pretexto importante para dar a conhecer autores de banda desenhada “de todo o mundo” e, em especial, da região, com “tipos de trabalhos e preocupações muito distintos” e que levam até à cidade baixo-alentejana “uma vertente mais urbana [e] mais contemporânea”, argumentou Paulo Monteiro.

Paralelamente, o evento será ainda preenchido com apresentações de projetos, conversas com autores, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concertos desenhados, maratonas de desenho, visitas guiadas, revisões de portefólios e oficinas.

"Temos sempre à volta de 10 a 11 mil visitantes e, como o festival tem uma envolvência muito particular, que privilegia o contacto dos autores e dos editores com os leitores, que é um clima maravilhoso e propício à criação de novos projetos, a expectativa é que isso volte a acontecer”, referiu o programador.

O festival é inaugurado na sexta-feira, na Casa da Cultura, às 21:00, “com todos os autores presentes”, seguindo-se, às 23:00, o primeiro concerto desenhado que juntará em palco o músico Faísco e a artista Cristina Matos.


Fonte: LUSA | 27 de maio de 2025

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,640,462