"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Silence 4 iniciam digressão que assinala 30 anos do nascimento da banda

A banda portuguesa Silence 4 dá hoje em Leiria o primeiro de nove espetáculos previstos para assinalar, em 2025, os 30 anos da constituição do grupo que marcou a música nacional no final dos anos 1990 e início de 2000.

© Paulo Cunha/Lusa

A lotação do Teatro José Lúcio da Silva, que tem capacidade para aproximadamente 700 espectadores, está esgotada há vários meses para as primeiras datas anunciadas, 13 e 14 de junho, tendo sido posteriormente anunciado um terceiro espetáculo para hoje, que rapidamente ficou também lotado. O regresso da banda de Leiria a palco suscitou elevado interesse do público, que também esgotou três das quatro datas previstas para o Pavilhão Rosa Mota, no Porto (13, 14, 15 e 16 de novembro) e uma no MEO Arena, em Lisboa (13 de dezembro), para onde foi marcado um concerto extra para o dia 12 de dezembro.

Desde janeiro deste ano, os Silence 4, constituídos em 1995 por David Fonseca (voz e guitarra), Tozé Pedrosa (bateria), Sofia Lisboa (voz) e Rui Costa (guitarra e baixo), têm preparado os espetáculos comemorativos dos 30 anos em Leiria.

David Fonseca afirmou que a banda tentou, desde o início do ano, “tentar perceber outra vez a energia” que os uniu há três décadas, para sentir “se ainda estava tudo lá”. Em jeito de conclusão, o músico considerou que a banda está novamente em forma: “Estamos prontíssimos para estes concertos. Até vou mais longe: acho que nunca tocámos tão bem como estamos a tocar agora”.

Nas nove datas oficiais previstas para celebrar os 30 anos da banda, os Silence 4 vão tocar na íntegra o primeiro disco, “Silence becomes it”, com “umas surpresas no meio”.

O conjunto de atuações que hoje tem início em Leiria pretende festejar 30 anos de percurso da banda que marcou a música nacional, atingindo com o álbum de estreia, “Silence becomes it” (1998), os 240 mil discos vendidos, um dos mais procurados de sempre em Portugal.

Os Silence 4 lançaram um segundo disco, “Only pain is real” (2000), gravado em Londres, no Reino Unido. No total, com apenas estas duas edições, a banda vendeu mais de 300.000 exemplares.

Entre os principais sucessos da banda estão temas como "Borrow", "My friends", "To give" e "Only pain is real", aos quais se junta a versão acústica de "A little respect", dos Erasure, responsável pelo lançamento dos Silence 4 durante os anos 1990.

Pouco depois de dois concertos nos coliseus de Lisboa e do Porto, em 2001, que deram origem a uma edição em CD e DVD, o grupo suspendeu a atividade, alegando saturação.

Em 2003, o baixista Rui Costa saiu da formação e David Fonseca iniciou o percurso a solo com o primeiro álbum de originais, "Sing me something new".

Sofia Lisboa participou em alguns projetos musicais, como Ellas, com Raquel Ralha, e o baterista Tozé Pedrosa dedicou-se ao ensino. Nos últimos anos, Rui Costa integrou projetos como a Filarmónica Gil, A Caruma ou Companhia do Canto Popular.

Este é o segundo regresso dos Silence 4 que, em 2014, após mais de uma década de paragem, realizaram um conjunto de cinco espetáculos. Há 10 anos, a ocasião serviu para assinalar a recuperação da cantora Sofia Lisboa de uma leucemia, e celebrar êxitos antigos.

>> Bilhetes


Fonte: LUSA | 12 de junho de 2025

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,637,205