"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Nasce o àCapela - o novo espaço cultural do MACAM

A antiga capela dessacralizada do Palácio dos Condes da Ribeira Grande ganha uma nova vida como àCapela, o novo espaço do MACAM dedicado à musica ao vivo e outras artes performativas. 

Este será um lugar único na cidade que combina entretenimento, património e partilha - onde a proximidade com os artistas se vive em primeira mão.

Se o MACAM é A Casa das Coleções Privadas (The House of Private Collections), o àCapela é a sua sala de estar - um espaço que permite estender a programação de artes visuais do museu às artes performativas, enriquecendo e diversificando a programação cultural do MACAM. Um novo espaço de encontro com a música e os artistas - descontraído, intimista e aberto ao improviso - onde a programação se liberta dos formatos rígidos dos grandes palcos, privilegiando momentos únicos e autênticos.

O àCapela abre ao público com os concertos de Nancy Vieira e Fred Martins, nos dias 19 e 20 de junho, e uma atuação a solo de Fred Esteves, a 25 de junho. Os bilhetes já se encontram à venda na Ticketline e na bilheteira do MACAM.

Estes concertos marcam o arranque de uma programação regular com a curadoria da Produtora Bands and Brands que será anunciada progressivamente. A agenda inclui música ao vivo e música ambiente, de quarta-feira a domingo, com foco na diversidade e qualidade artística. A estética musical será eclética e contemporânea, cruzando géneros como Fado, Jazz, MPB, Música Clássica e World Classics durante a semana, e DJ sets aos sábados com nomes da cena nacional e internacional. Com exceção dos concertos com bilheteira, a entrada é livre, sujeita a um consumo mínimo.
Mantendo a imponência e o simbolismo da antiga capela, o àCapela assume agora o formato de café-concerto com serviço de bar. Aqui, o público é convidado a desfrutar de uma bebida e sugestões de finger food, num ambiente informal e acolhedor, ao som da música.

Entre os elementos distintivos do àCapela está a obra site-specific "Trinity" do artista espanhol Carlos Aires - uma instalação concebida especialmente para este lugar, e que estabelece um diálogo poético com a sua memória, arquitetura e vocação cultural. A obra esteve excecionalmente disponível para visita ao público no fim de semana inaugural do MACAM, em Março, e em ocasiões especiais como o Dia Internacional dos Museus.

Informações úteis:
Abertura oficial: 19 de junho de 2025
Horário de 4ª a domingo: das 18:00h às 23:00h
Dias com concertos de bilheteira: 20:00h - 23:30h
Encerra à 2ª e à 3ª feira.

Morada: àCapela - Live Arts&Bar - MACAM – Rua da Junqueira, nº 76, Lisboa
Nota: Este espaço não é acessível a pessoas em cadeiras de rodas e com mobilidade reduzida.
Programação completa disponível em macam.pt ou através da página do Instagram @macam.museum_hotel

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
108,630,425