"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Daniela Ruah e Joaquim de Almeida são os embaixadores do Tribeca Festival Lisboa

A organização apresentou também Patrícia Vasconcelos, Rui Pedro Tendinha e Joana Beleza como curadores do festival e aproveitou para explicar a nova estratégia de bilhética, com uma maior variedade de bilhetes e preços mais acessíveis.

O Tribeca Festival Lisboa revelou, num evento realizado no TUMO Lisboa, na Unicorn Factory, os novos rostos, a nova estratégia de ticketing do evento e novidades no que toca à lista de parceiros que apoiam o festival.

A atriz e realizadora Daniela Ruah e o ator Joaquim de Almeida foram anunciados como os novos embaixadores do Tribeca Festival Lisboa, reforçando a missão do evento como uma plataforma de storytelling global com alma portuguesa.

Para Daniela Ruah "fazer parte da nova edição do Tribeca Festival Lisboa é uma experiência tão desafiante quanto inspiradora. Este é um festival que não só celebra o cinema e as artes, mas que também abre espaço para conversas relevantes e olhares emergentes. É disto que precisamos em Portugal: de plataformas que liguem criadores, ideias e novas perspetivas ao resto do mundo."

Joaquim de Almeida acrescentou: "O Tribeca Festival Lisboa é uma oportunidade única para aproximar Portugal do mundo e dar palco às vozes que ainda estão por descobrir. É um privilégio fazer parte de um festival que acredita no poder transformador do storytelling e que quer desafiar a indústria a olhar mais longe — e de forma mais profunda.”

Juntam-se a eles, como curadores nas áreas de conversas, filmes e podcasts ao vivo, respetivamente:

  • Patrícia Vasconcelos, diretora de casting e fundadora do projeto Passaporte Lisboa
  • Rui Pedro Tendinha, jornalista e crítico de cinema
  • Joana Beleza, jornalista e Subdiretora de Áudio e Multimédia do Grupo Impresa 

O anúncio foi feito durante um painel de conversa, conduzido por Júlia Palha, sob o mote “Pode o storytelling mudar o mundo?”, que reuniu os embaixadores, curadores e parceiros do evento para refletir sobre o poder transformador das histórias, a importância da diversidade de vozes e o papel dos criativos em 2025. 

No que toca à estratégia de bilhetes, passam este a ano a existir 5 tipos de bilhetes, com preços que vão dos 15€ aos 255€, nomeadamente:

  • O Tribeca Full Pass, com PVP de 255€ e que dá acesso à noite de abertura do Festival (marcada para 29 de outubro) e a todos os dias e atividades do evento, de 30 de outubro a 1 de novembro;
  • O Tribeca Talks & Podcasts Daily Pass, com PVP de 45€, que dará acesso a todas os palcos com conversas e gravações de podcasts ao vivo num dos 3 dias do festival à escolha. Este será o bilhete para quem não quer assistir a filmes, mas a tudo o resto que o Festival tem para oferecer;
  • O Tribeca Cinema Pack I, com PVP de 65€, que dá acesso a um total de 6 sessões de cinema à escolha com um máximo de até 3 sessões por dia;
  • O Tribeca Cinema Pack II, com PVP de 35€, que dá acesso a um total de 3 sessões de cinema à escolha;
  • O Tribeca Cinema Session, com PVP de 15€, que será o valor de uma sessão de cinema individual;

Os bilhetes apresentados vão ter fases distintas de lançamento, estando a primeira fase, dos Tribeca Full Pass, prevista para arrancar no próximo dia 24 de junho.

Outro destaque foi a renovação do apoio do Turismo de Portugal e do MEO ao evento, bem como o anúncio da BETCLIC como novo Patrocinador Oficial do Festival, juntando-se assim à Câmara Municipal de Lisboa, ao Turismo de Lisboa, à Toyota e a Vilamoura. 

Durante o evento, Mónica Serrano, diretora de Marketing e Comunicação do Grupo Impresa, explicou que o TUMO Lisboa passará a ser um dos palcos oficiais do festival, com o nome The Auditorium, reforçando o compromisso do Tribeca Festival Lisboa com os mais jovens, já que o TUMO é uma escola de tecnologias criativas de acesso gratuito a jovens entre os 12 e os 18 anos. 

A edição de 2025 do Tribeca Festival Lisboa, que decorre de 30 de outubro a 1 de novembro na Unicorn Factory Lisboa, contará ainda com a presença de nomes internacionais como Kim CattrallMeg Ryan e Giancarlo Esposito

Segue @tribecalisboa para ficares a par de todas as novidades do festival.

Sobre a Tribeca Enterprises:
A Tribeca Enterprises é uma empresa multiplataforma de media e entretenimento, que detém e opera o Festival de Tribeca, os Tribeca Studios e a produtora m ss ng p eces. Com fortes raízes no cinema independente, Tribeca é sinónimo de expressão criativa e entretenimento. Fundada em 2003 por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff, a Tribeca Enterprises junta os artistas ao público para celebrar o storytelling em todas as suas formas, entre as quais: cinema, televisão, música, narrativas em áudio, jogos e XR. A Tribeca defende vozes emergentes e consolidadas, descobre talentos premiados, faz a curadoria de experiências inovadoras e apresenta novas ideias através de estreias exclusivas, exposições, conversas e atuações ao vivo. Em 2019, a Lupa Systems, de James Murdoch, comprou uma participação maioritária da Tribeca Enterprises, reunindo Rosenthal, De Niro e Murdoch para fazer crescer a empresa. 

Sobre a SIC:
A SIC, cujas emissões se iniciaram a 6 de outubro de 1992, foi o primeiro canal privado de televisão a operar em Portugal, tornando-se um contributo decisivo para a pluralidade e independência da informação e uma lufada de ar fresco na oferta televisiva. A SIC é o principal canal do grupo IMPRESA, um importante grupo de media português e um dos maiores do país. A SIC opera canais de televisão e plataformas digitais. Globalmente, a SIC desempenha um papel significativo no panorama dos meios de comunicação portugueses, oferecendo uma gama diversificada de programação para satisfazer os interesses e preferências de diferentes públicos.

Sobre o TUMO Lisboa:
O TUMO é um programa educativo gratuito para jovens dos 12 aos 18 anos, complementar ao ensino formal, que combina aprendizagem autónoma com workshops especializados nas áreas da tecnologia e da criatividade. Somos uma associação sem fins lucrativos com a missão de transformar a próxima geração, garantindo acesso a uma educação de qualidade. Em Portugal, o TUMO já está presente em Coimbra desde setembro de 2023 e em Lisboa desde setembro de 2024, no Beato Innovation District. A abertura do centro no Porto está prevista para setembro de 2025. 

Sobre o Unicorn Factory Lisboa:
O Unicorn factory Lisboa é um dinâmico hub cultural localizado no Beato. Situado num complexo industrial histórico, este hub proporciona um espaço vibrante para a criatividade, colaboração e inovação. Com instalações de última geração e uma gama diversificada de programação, o Unicorn Factory Lisboa funciona como ponto focal para a expressão artística e intercâmbio cultural em Portugal.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
108,883,354