"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O fascinante mundo de Gumilióv pela primeira vez em Portugal

Proibido durante décadas na União Soviética, Nikolái Gumilióv é hoje reconhecido como um dos mais brilhantes autores da Época de Prata da literatura russa. Esta obra reúne a prosa do autor, refletindo cada uma das facetas de um homem que viveu várias vidas.

A obra de um dos nomes mais importantes do acmeísmo, movimento literário russo do início do século XX (com Akhmátova, sua mulher, ou ainda Mandelstam), chega pela primeira vez a Portugal no dia 26 de junho de 2025, com o lançamento de Todas as Noites Sonho com Um País Diferente: prosa reunida pela Assírio & Alvim, chancela da Porto Editora.

Este livro reúne a prosa de Nikolái Gumilióv, com textos que mostram as diferentes facetas de um homem que, apesar de se ter destacado sobretudo na poesia também foi crítico literário, militar condecorado da Primeira Guerra Mundial e um aventureiro explorador. Apaixonado por história, arqueologia, viagens e diferentes culturas, com um fascínio especial pelo continente africano, o autor deixou um legado único, à semelhança dos mundos que conheceu.

Nestes textos, traduzidos diretamente do russo pelos cada vez mais valorizados Larissa Shotropa e João Maria Lourenço, encontramos crónicas de viagens (com fotografias tiradas pelo próprio Gumilióv ), histórias de cavalaria, relatos de guerra e até mesmo contos fantásticos e de terror. Um livro entre realidades e ficções, reflexo de uma vida que durou apenas 35 anos, interrompida de forma trágica às mãos da polícia secreta soviética.

SOBRE O LIVRO
Todas as Noites Sonho com um País Diferente: prosa reunida
Inédito em Portugal, publica-se agora a prosa reunida de Nikolái Gumilióv, uma peça fundamental para entender a chamada Geração de Prata (com Anna Akhmátova, sua mulher, Óssip Mandelstam, Boris Pasternak ou Marina Tsvetáeva). São textos de ficção curtos, delirantes, monstruosos, cheios de aventura, lirismo e peripécias cavaleirescas. Mas também existem textos pessoais de testemunho da guerra, de investigações ocultistas, arqueológicas ou de um fascínio imenso por África. Aqui, encontramos uma fonte inesgotável do folclore, das ambições imperiais e da multiversidade étnica que constroem esse país-continente que é a Rússia. A competentíssima tradução ficou a cargo de Larissa Shotropa e João Maria Lourenço.

Ver primeiras páginas 

Título: Todas as Noites Sonho com um País Diferente: prosa reunida
Autor: Nikolái Gumilióv
Tradução: Larissa Shotropa e João Maria Lourenço
PVP: 18,85€
Páginas: 368 

SOBRE O AUTOR

Nikolái Gumilióv nasceu em Kronstad, atual Rússia, a 15 de abril de 1886. Um dos mais destacados poetas da sua geração, foi um dos fundadores do grupo acmeísta, com Anna Akhmátova, sua mulher, e Óssip Mandelstam. Militar, crítico literário, viajou pelo mundo nesta dupla condição, dando-nos um dos mais fascinantes retratos de África feitos por um russo. Pela sua ruidosa intervenção política e assumida oposição ao regime soviético, foi fuzilado a 26 de agosto de 1921, por uma alegada conspiração e tentativa de golpe de Estado. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
109,141,219