"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Internacionalização do Escritaria vence Prémio "Norte+Criativo"

O projeto de internacionalização do Festival Literário Escritaria foi distinguido com o prémio “Norte+Criativo”, e o Prémio do Público, galardão atribuído exclusivamente pelos votos da população, na primeira edição dos Prémios Mais a Norte, promovidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), que reconhecem as iniciativas mais inovadoras e impactantes da região.

A distinção, entregue esta segunda-feira em Braga, destaca a dimensão internacional de um projeto único em Portugal e no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que desde 2023 tem vindo a expandir o conceito do Escritaria para países lusófonos, nomeadamente Angola e Cabo Verde.

Para Pedro Cepeda, Vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, que marcou presença na cerimónia para receber o galardão, “Estes prémios reconhecem a visão e ousadia de um projeto que ultrapassa fronteiras, afirmando a literatura de língua portuguesa como património comum e vivo. A internacionalização do Escritaria é uma iniciativa sem paralelo no país e uma referência de cooperação cultural no universo da CPLP. É um orgulho enorme ver este trabalho reconhecido, com um impacto que é já global.”

Recentemente, o Festival Escritaria marcou também presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro — a maior do hemisfério Sul — com um stand próprio, reforçando a sua projeção internacional e a ligação com o público brasileiro, num dos maiores palcos da literatura de língua portuguesa.

Com este prémio, o projeto de internacionalização do Escritaria consolida-se como uma boa prática de inovação cultural com forte efeito demonstrativo, reforçando o papel de Penafiel enquanto centro ativo na promoção da língua e cultura portuguesas no mundo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,636,349