"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Internacionalização do Escritaria vence Prémio "Norte+Criativo"

O projeto de internacionalização do Festival Literário Escritaria foi distinguido com o prémio “Norte+Criativo”, e o Prémio do Público, galardão atribuído exclusivamente pelos votos da população, na primeira edição dos Prémios Mais a Norte, promovidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE), que reconhecem as iniciativas mais inovadoras e impactantes da região.

A distinção, entregue esta segunda-feira em Braga, destaca a dimensão internacional de um projeto único em Portugal e no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que desde 2023 tem vindo a expandir o conceito do Escritaria para países lusófonos, nomeadamente Angola e Cabo Verde.

Para Pedro Cepeda, Vice-presidente da Câmara Municipal de Penafiel, que marcou presença na cerimónia para receber o galardão, “Estes prémios reconhecem a visão e ousadia de um projeto que ultrapassa fronteiras, afirmando a literatura de língua portuguesa como património comum e vivo. A internacionalização do Escritaria é uma iniciativa sem paralelo no país e uma referência de cooperação cultural no universo da CPLP. É um orgulho enorme ver este trabalho reconhecido, com um impacto que é já global.”

Recentemente, o Festival Escritaria marcou também presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro — a maior do hemisfério Sul — com um stand próprio, reforçando a sua projeção internacional e a ligação com o público brasileiro, num dos maiores palcos da literatura de língua portuguesa.

Com este prémio, o projeto de internacionalização do Escritaria consolida-se como uma boa prática de inovação cultural com forte efeito demonstrativo, reforçando o papel de Penafiel enquanto centro ativo na promoção da língua e cultura portuguesas no mundo.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o 33.º Curtas Vila do Conde

Em parceria com o Curtas Vila do Conde, oferecemos convites duplos para as sessões de cinema a decorrer nos dias 17, 18 e 19 de julho, onde serão exibidos os filmes "Les Yeux Sans Visage", "Ritas" e "To a Land Unknown".

Visitas
109,591,407