"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

De Las Palmas a Cuba, do Suez ao Pacífico: as exaltantes aventuras de um velejador

Sempre Mais Além, de Jorge Ventura, é um fascinante registo das viagens do autor, velejador e navegador profissional.

Um diário de bordo de expedições por mar e terra, com impressões, reflexões e fotografias de Las Palmas, Bermudas, Cuba, Índia, Suez, Turquia, entre outras geografias.

«Livre-pensador, sarcástico – por vezes brutal –, Jorge Ventura, que esconde nesses traços um coração de oiro, para usar uma expressão gasta, mas apropriada, “encalhou” há já muito nas Flores.

Escolheu terminar aqui a sua carreira de skipper, que o ocupou durante anos em travessias do Atlântico e de outros mares e oceanos. A mesma escolha que Mille imaginou para o arquiduque da Áustria no seu conto “Aquele que já não tem nome”, de 1918. Só que Jorge Ventura não se esconde, ao contrário do arquiduque.

Florentino adoptivo, retornado que nunca foi emigrante, luta para manter viva a náutica de recreio e preservar a memória da baleação. Da sua vida anterior, guardou estas histórias, que são também parte da História: o mundo revelado nos relatos das viagens de um marinheiro encalhado nesta bela e remota ilha, velha escala, hoje quase abandonada, dos baleeiros de Nantucket, que tantos daqui levaram.»

Manuel Menezes de Sequeira, Ilha das Flores, 2025

 
Jorge Ventura nasceu em Leiria, em 1973, mas considera Alcobaça a sua terra de origem. Iniciou os estudos em Ciências Sociais, que não concluiu, tendo abandonado no último ano. Em 1997, partiu numa viagem que pretendia ser uma circum-navegação à vela, mas que acabou por se resumir a um percurso de nove meses pelo Atlântico. Em 1999, mudou-se para o Reino Unido com o propósito de se qualificar como skipper profissional. Seguiu a carreira até 2018, ano em que a abandonou em definitivo, após ter navegado 236 mil milhas náuticas em todos os oceanos, com excepção do Árctico e do Antárctico. Desde 2011, vive na ilha das Flores, nos Açores, onde mantém a ligação ao mar apenas através da navegação em botes baleeiros. 

Ficha Técnica:
Categoria(s): Não Ficção, Literatura de Viagem
Nº de Páginas: 160
Ano de Edição: Julho 2025
ISBN: 978-989-576-266-8
Formato: 15x23
Capa: Brochado
Guerra & Paz

Agenda
Música

Sons de Verão

AMAS – Auditório Municipal António Silva 6 Jul 2025  |  16h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PROCESSO DO CÃO"

Depois de ter emocionado o Festival de Cannes onde conquistou a Palm Dog, "O Processo do Cão", comédia original, escrita, realizada e protagonizada por Laetitia Dosch, estreia a 10 de julho nas salas de cinema. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
109,354,898