Publicações
Maria Inês Almeida e Cátia Vidinhas trazem a ternura e a saudade dos avós
No mês em que se celebra o Dia dos Avós, a 26 de julho, a Nuvem de Letras publica um álbum de duas autoras nacionais que celebra esta relação única e tão especial, que perdura durante toda a vida na nossa memória e nos nossos corações.

Escrito por Maria Inês Almeida e ilustrado por Cátia Vidinhas, este é um álbum delicado sobre o luto e a perda. E sobre a forma como a dor se transforma em memórias que passam a fazer parte de nós e do que somos. Um livro que ajuda a dialogar com os mais novos e a lidar com a perda.
Onde estás, avó? (ed. Nuvem de Letras), de Maria Inês Almeida (texto) e Cátia Vidinhas (ilustrações).
Excerto para leitura.
Nas livrarias a 7 de julho de 2025.
SINOPSE
Esta é a história de uma avó que ouvia com o coração, que brincava e que sabia o nome das plantas. Tudo, com ela, tinha sabor a abraço. Um dia, parte, como partem as estações, e o mundo parece ficar mais vazio. Mas, entre memórias, cheiros e silêncios, nasce uma certeza: o amor verdadeiro não desaparece — transforma-se. Vive nas pequenas coisas.
Uma história comovente sobre a perda, a saudade e a presença invisível de quem amamos. Para sempre.
Para refletirmos sobre a importância de preservar as memórias de quem mais gostamos. Porque o amor dos nossos avós é dos tesouros mais bem guardados dos nossos corações.
A AUTORA
Maria Inês Almeida é jornalista de formação (Universidade Católica Portuguesa) e autora de mais de 75 livros infantojuvenis, incluindo a popular coleção Diário de uma miúda como tu. Vários dos seus livros integram o Plano Nacional de Leitura e estão traduzidos para outras línguas. Em coautoria, escreve a série Panda e os SuperVets, em exibição no Canal Panda. Dinamiza Workshops de Escrita de Diários para crianças e jovens, incentivando-os a descobrir o poder das suas próprias histórias. Em 2005, recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas.
A ILUSTRADORA
Cátia Vidinhas nasceu em 1989. É licenciada em Design Gráfico, tem uma pós-graduação em Design da Imagem e mestrado em Multimédia. Em 2015, viu o seu trabalho destacado pelo Prémio Nacional de Ilustração com o livro WonderPorto. Em 2017, foi a vez do livro Infâncias, distinguido pelo Golden Pinwheel Young Illustrators Competition e eleito, pela brasileira Fundação Nacional do Livro infantil e juvenil, o melhor livro na categoria «Literatura em Língua Portuguesa».