"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Kidd_Cell Lab: Casa do Esparto apresenta atelier com impacto na economia circular e social

Um novo atelier têxtil aberto para todas as idades, géneros e camadas sociais vai nascer na Casa do Esparto, em prol da sustentabilidade e do impacto social. Esta iniciativa arranca a 14 de julho, pelas 18h, no Palácio Gama Lobo, em Loulé, e promete ser uma experiência criativa e, ao mesmo tempo, inclusiva.

O designer reconhecido internacionalmente Jorge Moita dá início à primeira edição do atelier vivo - KIDD_CELL Krv Kurva Inovação em Design Social e Economia Circular Local, em parceria com a Casa do Esparto, Associação DOINA Algarve, e com o apoio do Loulé Criativo, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Alte.

Este projeto inovador visa promover a economia circular e a sustentabilidade, combinando design de moda, tecnologia e impacto social. O KIDD_CELL é um estúdio que se dedica à criação de modelos circulares, utilizando materiais reciclados, como lonas publicitárias, juntado a fibra natural que é o esparto, para desenvolver peças sustentáveis.

O objetivo do projeto é capacitar os cidadãos e estimular o ativismo cívico, com um foco especial em questões ambientais e sociais. Além disso, promove a inclusão de grupos vulneráveis, oferecendo formação para facilitar a sua reintegração no mercado de trabalho. O projeto também é alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente com o ODS 4 e ODS 12, que priorizam a educação de qualidade e produção e consumos sustentáveis.

Nesta primeira fase, o projeto irá trabalhar com um grupo de jovens, em parceria com a Associação DOINA Algarve, em Almancil.

O projeto incluirá workshops práticos, com foco na criação e desenvolvimento de produtos sustentáveis, e a apresentação de uma coleção cápsula que reflete o compromisso com a economia circular e a neutralização do impacto ambiental.

A temporada piloto do projeto em Loulé será chamada “Espat&Lona”. Este projeto representa uma oportunidade única para fomentar a sustentabilidade e a economia circular na região, além de ser um exemplo de colaboração entre arte, design e comunidade local.

As inscrições para participar nos workshops que decorrerão nos dias 15, 16, 17 e 18 de Julho a partir das 14:30h na Casa do Esparto, nas Sarnadas e na sede da DOINA, em Almancil, já estão abertas. Os interessados poderão contactar a Casa do Esparto (914873515/967608039), Associação DOINA (930598550) e Loulé Criativo (289400829).  A sessão de apresentação do projeto acontece a 14 de julho, pelas 18h, no Palácio Gama Lobo.

Para mais informações e entrevistas sobre o projeto, é possível entrar em contato com Jorge Moita através de +351 937 103 093.

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
109,489,518