"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Marlene Monteiro Freitas e um ciclo dedicado à Água na nova temporada da Culturgest

Novas criações da coreógrafa Marlene Monteiro Freitas abrem e fecham a programação para a próxima temporada da Culturgest, em Lisboa, que inclui ainda música de Hermeto Pascoal, uma exposição de Alexandra Bircken e um ciclo de conferências dedicado à Água.

Canine Jaunâtre 3, com o Ballet de Ópera de Lyon, de Marlene Monteiro Freitas. Foto: Marc Domage

De acordo com o programa divulgado pela Culturgest para o período de setembro de 2025 a janeiro de 2026, destaca-se ainda uma homenagem a José Afonso, a fusão entre dança e cinema, em parceria com a BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas, o festival Operafest e o regresso da peça “Catarina e a beleza de matar fascistas” (já esgotada).

A abrir a temporada, apresenta-se o espetáculo Nôt, da coreógrafa cabo-verdiana Marlene Monteiro Freitas, o mesmo que abriu no sábado o Festival de Avignon, e a encerrar, regressa Canine Jaunâtre 3, com o Ballet de Ópera de Lyon.

O Alkantara Festival traz a Lisboa criações de Dorothée Munyaneza – umuko, uma ode à memória e criatividade da juventude ruandesa – e de Francisco Thiago Cavalcanti & um cavalo disse mamãe – Cantar, que faz do canto um ato de resistência.

Também marcam presença o espetáculo colaborativo que funde dança e cinema Ocean Cage, de Tianzhuo Chen e Siko Setyanto, numa parceria com a BoCA, e o projeto Sonhos Comuns, de Ana Rita Teodoro, que consiste numa exploração dos sonhos.

Outros destaques da programação, na área do teatro português, são o espetáculo Burn Burn Burn, de Catarina Rôlo Salgueiro e Isabel Costa / Os Possessos, sobre o apagamento histórico, e um tributo musical e poético a José Afonso, por Gonçalo Amorim.

De regresso está também Catarina e a beleza de matar fascistas, de Tiago Rodrigues, espetáculo que esgotou os bilhetes minutos após terem sido postos à venda.

No campo musical, a Culturgest acolhe pela primeira vez o festival Operafest, com a estreia nacional da ópera Julie, de Philippe Boesmans, a que se segue Naquele Dia em Lisboa, um cineconcerto de Matthew Herbert e Daniel Blaufuks.

O jazz brasileiro ganha voz com Hermeto Pascoal e seu novo álbum dedicado à memória da mulher, Pra você, Iza.

A programação inclui ainda concertos de música eletrónica com Kara-Lis Coverdale e Fennesz & Lillevan, e projetos portugueses como Três Tristes Tigres, que apresentam Arca, e Rafael Toral, que lança Traveling Light, explorando os cruzamentos entre jazz e eletrónica.

O ciclo de conferências promove diálogos sobre ecossistemas, justiça social, tecnologia e narrativas humanas, com nomes como Marlene Monteiro Freitas, Ashley Shew e Djaimilia Pereira de Almeida, contemplando ainda debates sobre tecno-capacitismo e a ética ambiental, incluindo a exibição do documentário Ecossistema Zero.

No entanto, neste campo das conferências, o grande destaque vai para o ciclo “Água – Ecossistemas em Coexistência”, que propõe um diálogo sobre futuros regenerativos e éticas ecológicas, de outubro a maio, com a participação de artistas, cineastas e ativistas.

No domínio das artes visuais, a Culturgest apresenta exposições de artistas como a alemã Alexandra Bircken, Carlos Nogueira, Sara Graça e a brasileira biarritzzz, com obras que transitam entre escultura, desenho e vídeo.

O ciclo Joga o Jogo, a partir da Coleção CGD, continua a sua itinerância pelo país, enquanto outras exposições ocupam espaços como o Panteão Nacional - Luisa Correia Pereira, Possibilidades de Expressão - e o Centro Cultural Raiano – Casa das Novidades.

A programação cinematográfica integra o Lisbon Arab Film Festival (LAFF), Doclisboa e, pela primeira vez, o festival LEFFEST, com uma seleção de filmes internacionais premiados, debates e eventos paralelos que aproximam o cinema de outras artes e culturas.

Por fim, a área de participação reforça o compromisso social da Culturgest com projetos colaborativos e educativos como “Isto Não é Um Cubo”, “Três Tempos com Xullaji” e o projeto de dança educativa P.E.D.R.A., envolvendo jovens e comunidades em processos de criação artística.


por Lusa e Diário de Notícias | 8 de julho de 2025
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "Sirât"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "Sirât", de Oliver Laxe, integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes, no próximo dia 19 de junho, às 19h00, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

Visitas
127,637,327