"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Ana Mariano - novo EP "Outras Vias de Aproximação"

O curta-duração apresenta duas faixas inéditas e duas reinterpretações do álbum “Nuvem”, para criar novos caminhos de proximidade com o público.

© Guilherme Cabral

Ana Mariano apresenta o novo EP "Outras Vias de Aproximação”, já disponível em todas as plataformas digitais. Inteiramente produzido pela artista, o curta duração inclui um total de quatro faixas, duas inéditas e duas reinterpretações de temas de “Nuvem”, o álbum de estreia, editado em 2024. Este novo projeto oferece uma perspetiva distinta sobre o repertório de Ana Mariano, convidando o público a ouvir pela primeira vez ou a redescobrir as canções com novos detalhes de produção e arranjos pensados para aproximar a música do ouvinte e este da própria cantora e compositora.

“Outras Vias de Aproximação", diz Ana Mariano"é uma experiência de proximidade, uma tentativa de criar novas vias de aproximação, em que o som e a produção possam construir uma relação ainda mais próxima com quem me ouve. São outras formas de ver e sentir a música, mais íntimas, mais pessoais, mas sempre com o objetivo de estar perto. Cada rearranjo ou detalhe na produção foi pensado para que a música fosse tudo menos uma ideia distante. Quis que fosse algo palpável, que se aproximasse daquilo que sou agora, de uma forma mais verdadeira e íntima. A última faixa, 'Mais Um Dia No Calendário', com as vozes de pessoas que estimo, reforça essa ideia de proximidade”.

Do alinhamento consta o novo single 'Enquanto Voas (II)'. A canção "fala das dificuldades de comunicação quando cada um está a lidar com os seus próprios problemas e sobre a importância de compreender o outro, mesmo quando há silêncio ou distância. Fala da empatia, do respeito pelo espaço de cada um e da aceitação de que nem sempre conseguimos estar presentes da forma que gostaríamos. E, acima de tudo, da importância que é seguir o nosso instinto e tentar ser feliz, mesmo que isso signifique seguir em frente sozinho", conta Ana Mariano.

>> Oiça aqui 

"Outras Vias de Aproximação" inclui o inédito 'No Calendário', faixa folk pop que tem início como uma balada intimista - quase um desabafo - e que vai ganhando corpo, ritmo e energia. O tema reúne as vozes adicionais de Janeiro, LEFT., Guilherme Salgueiro, Sara Cruz, MALVA e Daniela Gandra e as participações de INÊS APENAS, no piano, e Tomás Martin, no saxofone. No decorrer da canção, diz Ana Mariano, “há uma transformação natural que leva a música de um registo mais pessoal para algo mais coletivo?- até que, no final, soa como se estivéssemos todos juntos, a cantar em uníssono numa festa. 'No Calendário' nasceu da vontade de celebrar o simples facto de estarmos vivos e fala sobre como o tempo vai deixando as suas marcas, sobre a perda de inocências, os desafios e as transformações que vão acontecendo ao longo dos anos mas, também, da beleza que se encontra no meio disso tudo, nas pequenas coisas".

Já a balada melancólica 'Afinar (Outros) Silêncios', uma nova versão de 'Afinar Silêncios', conta  com INÊS APENAS no piano e MALVA no violoncelo, e surge da dualidade entre o silêncio como espaço de escuta e autoconhecimento e como território vulnerável e desprotegido. O tema teve como inspiração "Jerusalém", romance de Mia Couto, especificamente na personagem Mwuanito, o “afinador de silêncios”, figura literária que cuida dos silêncios do pai - um homem assombrado por memórias e demónios do exílio, símbolo que ressoou profundamente com a experiência da cantora e compositora.

"À medida que fui crescendo e me fui aproximando mais da minha arte e da minha escrita, percebi que precisava mais de silêncio para descobrir o que realmente queria dizer. Hoje, esse silêncio tornou-se uma ferramenta criativa, mas nem sempre foi fácil escutá-lo. Foi, ao mesmo tempo, necessidade e descoberta, mas também uma experiência arrebatadora. Tal como precisamos de tempo e espaço para nos compreendermos, esse mesmo espaço pode rapidamente tornar-se um lugar difícil - porque lá só podemos contar connosco para lidar com os pensamentos que aparecem. Sem proteção e consolo de Mwuanito. Mas talvez seja aí que se afinem os silêncios mais importantes", diz a artista.

Com "Outras Vias de Aproximação", Ana Mariano dá continuidade ao universo emocional do álbum “Nuvem” e reforça a sua assinatura estética: canções folk pop com profundidade lírica e produção cuidada. O curta duração já está disponível em todas as plataformas digitais.  

Ana Mariano - Outras Vias de Aproximação

1. No Calendário 
2. Afinar (Outros) Silêncios 
3. ?Enquanto Voas (II) 
4. Mais Um Dia No Calendário
 

Letras e músicas: Ana Mariano
Guitarras Elétricas e Barítono: Ana Mariano 
Fx: Ana Mariano
Violoncelo: Carolina Viana 
Piano: INÊS APENAS
Saxofone: Tomás Martin
Vozes adicionais: Ana Mariano, Sara Cruz, Janeiro, LEFT., Guilherme Salgueiro, Sara Cruz, MALVA, Daniela Gandra
Produção: Ana Mariano
Mistura e Masterização: Pedro Villas Silva

Gravado por Vasco Teodoro na Plateia de Ilusões

Fotografia: Guilherme Cabral
Artwork: Prod Peter

Biografia

Apaixonada pela música desde cedo, Ana Mariano pegou na guitarra com o propósito de dar melodia aos poemas que ia escrevendo. Cantora, compositora e guitarrista natural de Aveiro, tem vindo a marcar presença na cena musical portuguesa com a força das palavras que escreve, envolvidas pela sua voz profunda, timbre vibrante e presença em palco magnética e carismática.

Já atuou ao vivo em festivais como o MEO Kalorama e Super Bock em Stock, em Lisboa, e MEO Sons do Mar, no Funchal, e em salas como o Auditório Carlos Paredes, em Lisboa. Passou também pelo Coliseu do PortoAltice Fórum Braga e Europarque de Santa Maria da Feira, na abertura dos concertos do lendário Rui Veloso, confirmando que a sua presença no palco não é apenas um acaso mas o início de um caminho sólido na música portuguesa.

Os primeiros passos discográficos surgiram com os singles ‘Girassóis à Beira-Mar’ Poeta, aos quais se seguiram ‘Enquanto Voas’ Recomeço, uma colaboração com Janeiro. Com Esse Teu Riso e Senhor Pintor, abriu as portas ao aclamado álbum de estreia, "Nuvem", que inclui também um dueto com Bia Maria, na faixa Nem Sempre O Amor. O disco é uma coleção íntima e cativante de canções de autoria própria, com letras poéticas e melodias envolventes - um convite a abrandar o ritmo, olhar para dentro e lembrar que, tal como as nuvens, também nós vivemos em constante mudança.

Em maio de 2025, Ana Mariano lançou o single ‘No Calendário, com as vozes adicionais de Janeiro, LEFT., Guilherme Salgueiro, Sara Cruz, MALVA e Daniela Gandra e as participações de INÊS APENAS, no piano, e Tomás Martin, no saxofone. Seguiu-se 'Afinar (Outros) Silêncios', uma reinterpretação de 'Afinar Silêncios', faixa do álbum “Nuvem”. As duas canções anteciparam o EP "Outras Vias de Aproximação", já disponivel em todas as plataformas digitais.



Agenda
Ver mais eventos
Visitas
110,335,850