"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bandas Filarmónicas da Grande Lisboa vão ser apoiadas pelo Teatro Nacional de S. Carlos

Dez projetos de bandas filarmónicas da Área Metropolitana de Lisboa vão ser apoiados este ano, no âmbito de um protocolo entre o Organismo de Produção Artística (Opart) - Teatro Nacional de S. Carlos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

Teatro Nacional de S. Carlos © Centro Nacional de Cultura

“Este projeto tem como objetivo valorizar e promover o papel que o universo filarmónico tem na dimensão formativa, na criação e mediação de públicos, na participação cultural, na circulação regional, no incremento de identidade culturais locais e no consequente fortalecimento da coesão social”, afirma em comunicado o Opart, organismo que gere o Teatro Nacional de S. Carlos.

O programa, intitulado “Filarmonia – São Carlos em Lisboa e Vale do Tejo”, enquadrado pelo protocolo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), “assenta na realização de ‘masterclasses’ por parte de instrumentistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa", num processo complementado por "atividades de capacitação cultural de diferentes naturezas, com o objetivo de fomentar o nível artístico-musical das Bandas, de ampliar e aprofundar a sua relação com a comunidade e de promover a literacia musical dos públicos [na região], e incrementar a sua proatividade relativamente à criação de novos projetos e à captação de linhas de financiamento”.

As candidaturas devem ser apresentadas a partir de hoje até 15 de agosto próximo, "e a decisão de apoios deverá ser pública a 1 de outubro".

O programa tem uma duração plurianual e estende-se às cinco Nomenclaturas das Unidades Territoriais (NUTS III) da Região de Lisboa e Vale do Tejo (Grande Lisboa, Península de Setúbal, Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste), "privilegiando tanto as zonas densas e urbanizadas, como os territórios de baixa densidade", sendo aplicável aos agentes culturais dos 52 municípios que desta área geográfica.

“As Bandas Filarmónicas são estruturas fundamentais para a iniciação musical de crianças, jovens e adultos, muitos dos quais futuros alunos de conservatórios e escolas superiores de música e, eventualmente, músicos profissionais que possam vir a integrar orquestras nacionais, como a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP)”, assinala o Opart.

O Opart gere o Teatro Nacional de São Carlos e a OSP, a Companhia Nacional de Bailado e os Estúdios Victor Córdon.


Fonte: LUSA | 15 de julho de 2025

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
110,278,424